Ensino Médio em Tempo Integral incentiva alunos a empreenderem

Sergipe

10.03.2021

Luana Paes, estudante concluinte do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral localizada no município de Itabi, fundou a Pituxa Grife. A marca produz camisetas em algodão e com estampas que destacam a cultura nordestina, sobretudo o dialeto sergipano. O cenário que lançou luz às ideias de Luana Paes foi as aulas de Pós Médio e do Clube de Protagonismo do referido centro de excelência estadual. Nelas, Luana pôde perceber as vantagens de se preparar para a vida fora da escola.

A jovem explica que um dos motivos que a fez estudar o Ensino Médio em Tempo integral se deu justamente pela valorização do ensino regional da cidade, aquisição de conhecimento em comunicação visual em função do Clube de Mídia que fez parte e a obtenção de autonomia. 

Ao adquirir conhecimentos sobre os temas que envolvem o empreendedorismo, a jovem, juntamente com o sócio Rodrigo Luiz, acompanhou as tendências digitais de comercialização via internet e envia o produto para todo o Brasil. A marca está disponível através do Instagram https://www.instagram.com/pixuta_grife/

“Nas aulas de Pós Médio, com a professora Michelle Muhlert, o incentivo era para que nós viéssemos a abrir os olhos para o diferencial. Então, eu resolvi em novembro de 2020 montar uma Grife Virtual, denominada Pixuta Grife em homenagem ao meu gato de estimação, com a venda de camisas personalizadas e estampas autorais de temática nordestina. Através também de um Clube de Protagonismo, com o professor Diego Aragão (Clube de Mídia), tive a oportunidade de ser presidente e adquirir conhecimento na área da comunicação visual, onde na Grife torna-se mais uma parte autoral”, contou Luana, de 17 anos. 

Luana também destaca o preparo dos professores e tutores que se debruçam na missão de ensinar aproveitando os recursos que a metodologia do Ensino Integral proporciona. “Eles me ajudaram a ter autonomia para enxergar a possibilidade de ter a iniciativa em fazer algo dentro do meu projeto de vida e com uma estrutura educacional preparada para a situação”, concluiu.

Além das já conhecidas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Língua Portuguesa, Matemática e Química, por exemplo, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) engloba ainda as disciplinas de Projeto de Vida, Práticas Experimentais, Estudo Orientado e Eletivas, cuja mudanças na rotina dos jovens sergipanos inspiram protagonismo. As disciplinas eletivas são focadas em atividades interdisciplinares, ou seja, aquelas que envolvem mais de uma disciplina e que promovem alterações na rotina escolar, novos aprendizados, e, consequentemente, novas perspectivas de vida. 

Centros de Exclência por todo o Estado

Em 2021, para a modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral, a matrícula da rede estadual está aberta para 58 escolas estaduais em 38 municípios, no período de 1º a 15 de março, podendo ser feita no portal da Matrícula Online: matriculaonline.seduc.se.gov.br. Podem se matricular estudantes que vão cursar o primeiro, segundo ou terceiro ano do Ensino Médio, a depender da disponibilidade de vaga de cada unidade de ensino. 

Diferente do regular, o tempo integral tem carga horária mínima de 35h semanais, sem divisão entre turno da manhã e turno da tarde. O turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. Os alunos podem se organizar em grupos para pensar em projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola. Todos os dias, os alunos têm um intervalo para o lanche da manhã, uma pausa mais longa reservada para o almoço e outro intervalo para o lanche da tarde. 

Os Centros de Excelência de EMTI ajudam o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Eles são incentivados a tomar decisões, descobrir o que querem fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas, motivando o protagonismo juvenil.

A professora Emanoela Ramos, coordenadora geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral (NGETI), explica que o aluno que já está matriculado em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral e irá permanecer na mesma unidade, estará automaticamente matriculado. Havendo necessidade de atualizar os dados cadastrais, é necessário acessar o Portal da Matrícula, clicar em “Já possuo acesso” e realizar as devidas alterações. Caso não exista vaga na unidade desejada, o estudante poderá se inscrever em outra mais próxima de onde reside ou se cadastrar de forma online na lista de espera que o notificará por meio do email informado assim que surgir a vaga.

Matrícula Online

A matrícula online da rede estadual obedece às seguintes etapas: de 1º a 4 de março a renovação será automática, procedimento feito pela escola. De 5 a 10 de março, o período de transferência de escolas para alunos da rede estadual. Por fim, de 11 a 15 ocorrerá a matrícula de candidatos à rede. Para as famílias que não têm acesso à internet, as escolas estaduais irão disponibilizar seus laboratórios de informática durante o período de matrícula, respeitando os protocolos sanitários.

A Seduc orienta que os pais ou responsáveis procurem suas respectivas comunidades escolares e informem com antecedência a necessidade do usodoequipamento da escola a fim de que o ambiente seja preparado para receber o público. 

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo de matrícula e comunicação: o número 0800-285-532, e o chat online do Portal da Matrícula. Esses atendimentos serão feitos somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Mais informações sobre o EMTI podem ser obtidas no endereço eletrônico: querointegral.com.br/se.