Piaui
03.11.2023A edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem início neste domingo (5) e os cerca 100 mil estudantes piauienses inscritos precisam ficar muito atentos aos locais e horários das provas, que acontecem nos próximos dias 5 e 12 de novembro.
Confira os lembretes para o dia da prova do Enem:
- Consultar com antecedência o local onde fará a prova e se organizar para não perder o horário da avaliação.
• Abertura dos portões: 12h
• Fechamento dos portões: 13h
• Início das provas: 13h30
• Término das provas no 1º dia: 19h
• Término das provas no 2º dia: 18h30
- Como serão cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato utilize roupas e calçados confortáveis e que não apertem.
- O que levar no dia da prova?
• RG ou outro documento oficial com foto. Os documentos que são aceitos pelo Inep são: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
• Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta. Leve pelo menos duas para o caso de uma falhar;
• Cartão de confirmação de inscrição;
• Água em garrafa transparente;
• Pode levar lanche. Sugestões: barra de cerais, castanhas, chocolate;
- O que não pode levar no dia da prova?
• Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico. Caso o candidato leve algum desses objetos eles serão recolhidos, desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala e só serão devolvidos no final da prova. Caso algum som seja emitido pelos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
• Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
• Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
- No dia 5 de novembro os candidatos responderão:
• 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
• 45 questões de ciências humanas;
• redação.
No dia 12 de novembro:
• 45 questões de matemática; e
• 45 questões de ciências da natureza.
AÇÕES DO NOVO PRÉ-ENEM SEDUC
Com foco em garantir mais aprovações para 2024, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou o lançamento do Novo Pré-Enem Seduc. O lançamento do programa, que aconteceu no final do mês de junho, marcou o retorno das ações de preparação dos estudantes piauienses para o exame. Dentre as principais novidades, a Seduc promoveu o Novo Pré-Enem Game, uma competição entre estudantes e escolas das GREs de Teresina para trazer um aprendizado diferenciado e de forma interativa. O Novo Pré-Enem Seduc percorreu todas as Gerências Regionais de Educação, levando revisões aos estudantes e realizando uma forte mobilização nas escolas da Rede Pública Estadual de Educação.
No total, foram realizadas 56 revisões em 27 municípios, com a presença de mais de 23.200 estudantes.
Com o objetivo de intensificar a preparação dos estudantes para a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Enem, a Seduc também promoveu as lives do Novo Pré-Enem Seduc + Pré-SAEB. Foram realizadas 13 aulas ao vivo que foram transmitidas pelo Canal Educação e estão disponíveis também no Youtube do canal.
PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL
A Seduc garante ainda o deslocamento gratuito dos alunos e alunas da Rede Pública Estadual nos dois domingos de aplicação das provas do Enem. Em 2023, serão 14.915 estudantes contemplados com essa ação.
Em Teresina, 3.915 estudantes receberão os cartões que contêm quatro passagens de ônibus. No interior, está sendo organizada a logística de deslocamento de 11 mil alunos dos municípios onde estudam até os polos de aplicação.
PREMIAÇÃO APROVADOS ENEM
Nesse mês de setembro, o governador Rafael Fonteles sancionou a lei nº 8.152 que, dentre outras medidas, dispõe sobre a premiação dos estudantes com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a legislação, serão premiados os primeiros 50 alunos da Rede Pública Estadual de Educação com as melhores notas do Enem com o valor de até um salário-mínimo vigente.
Buscando fomentar o protagonismo estudantil e incentivar os estudantes a participarem de grupos de estudo, a Seduc planeja lançar ano que vem um edital para que estudantes que já estão nas universidades possam ajudar os alunos da Rede Pública Estadual a estudarem para o ENEM. A monitoria já funciona como projeto piloto, com a participação de 5 egressos e com o Canal Educação auxiliando no uso da plataforma. A meta é que os estudantes que hoje estão cursando a 3ª série do Ensino Médio que forem aprovados nos vestibulares possam ter interesses em ajudar os colegas que estão cursando agora a 2ª série do Ensino Médio.