Encontro dos Grêmios Estudantis fortalece o protagonismo juvenil

MS

14.08.2017

Campo Grande (MS) – Em comemoração ao Dia do Estudante, a Secretaria de Estado de Educação (SED) reuniu na sexta-feira (11.8) presidentes e vice-presidentes de 260, dos 304 Grêmios Estudantis já constituídos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. “É um dia para comemorarmos a participação da juventude nas escolas. Temos uma proposta bastante interessante de motivação, com Grêmios constituídos num processo democrático. Pensamos na programação para que os jovens entendam qual seu papel, ajudando a direção da escola, o colegiado e a APM. Eles já foram eleitos e agora, o que fazer? ”, explicou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

Pela primeira vez realizado no Estado, o encontro contou com palestras e relatos de experiências, com principal objetivo fortalecer a atuação dos Grêmios Estudantis nas unidades escolares e fomentar o protagonismo juvenil, assegurando aos estudantes espaços adequados e condições de funcionamento desse canal fundamental no processo de gestão democrática, onde os estudantes garantem a oportunidade de exercitar sua cidadania e contribuir na melhoria da educação. “Este protagonismo dos estudantes é fundamental, assim como o processo democrático pelo qual passaram para constituir os Grêmios, discutindo as políticas internas da escola”, ressaltou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Cientista Social, Rodrigo Estramanho falou com os estudantes sobre o protagonismo juvenil na escola, destacando o potencial do jovem em ser protagonista. “Educação é um tema fundamental e é só com a participação do jovem que vamos conseguir impor uma dinâmica necessária à realização de mudanças efetivas. Quero incentivar uma reflexão sobre o conceito de juventude, o perfil do jovem no Brasil e carregar esta discussão para a educação, sobretudo no papel do jovem na escola, como ele pode ser um ator importante das mudanças na dinâmica escolar, impondo a renovação, até porque a escola é feita de gerações do passado para as gerações do presente. Então, quanto mais as gerações do presente participarem efetivamente da construção da escola, menos tradicional e mais antenada com o futuro ela será”, afirmou o palestrante.

Protagonismo

Os Grêmios Estudantis estimulam o protagonismo, dando voz aos jovens e os incluindo nas tomadas de decisão da escola. Mas, entre os adolescentes envolvidos nesse importante canal de ação e comunicação dos estudantes, uma senhora, de 60 anos, chamava a atenção. Marcionilia de Souza Bueno, vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Arcenio Rojas, de Caarapó, enfrentou o trabalho na roça, o pai severo, marido possessivo e a falta de respeito das pessoas até conseguir, cinco anos atrás, frequentar a escola e conseguir bem mais do que aprender a ler e escrever. “Eu nunca tinha estudado, mas queria ser professora de Matemática. Tive diversas dificuldades até que um dia, ao ‘usar o dedo para assinar’ um documento ouvi que era burra. Naquele dia mesmo me matriculei e comecei a estudar e hoje, terminando meus estudos, quero mostrar que posso ir mais longe e vou fazer vestibular para Direito”, contou ela, que decidiu trocar as salas de aula pelos tribunais.

O Grêmio tem papel fundamental na defesa dos interesses individuais e coletivos, pois representa a voz dos estudantes na escola e permite que eles exercitem a cidadania desde a infância, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar. A participação efetiva do Grêmio na escola se traduz para o jovem na autoconfiança e determinação numa fase da vida na qual ele busca novos desafios e conquistas, construindo sua identidade pessoal e seu projeto de vida. “Ao ver como a escola resolvia os problemas ou como ela não sabia dos problemas que existiam dentro das salas de aula, eu decidi me candidatar ao Grêmio e assim dar sugestões, elaborar projetos e contribuir com a escola”, disse o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Vespasiano Martins, de Campo Grande, Alício da Silva.

Os estudantes envolvidos com o Grêmio buscam estratégias na solução de conflitos; constroem, ao lado de outros representantes da comunidade escolar, o pacto de convivência dentro da escola; promovem a interação dos estudantes em palestras educativas, projetos culturais/pedagógicos, atividades recreativas/esportivas, entre outras ações. “Antigamente, éramos reprimidos, hoje é um sonho realizado ver essa abertura, essa liberdade do Grêmio Estudantil, ver que temos vozes que vão ajudar a construir a sociedade brasileira”, destacou a professora do ensino fundamental na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, de Ponta Porã, Maria Leonir Santos Pereira.

Os membros dos grêmios foram escolhidos por meio de voto direto, com a participação dos estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental. Para concorrer às eleições, o estudante deve ter conhecimento do Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico da Escola e estar matriculado a partir do 8º ano do ensino fundamental. O mandato da diretoria é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O encontro foi acompanhado pela vice-governadora Rose Modesto; pelo secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Derbli; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi; pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery; e pelo subsecretário de Políticas para a Juventude, Thiago Freitas.