Emoção e expectativa: secretário da Educação recebe estudantes convocados para o Ganhando o Mundo 2026

Paraná

22.08.2025

O secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, recebeu, nesta quinta-feira (21), na sede da Prefeitura de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), estudantes do município que se preparam para uma experiência transformadora. No começo do ano que vem, os alunos embarcam em intercâmbios estudantis para países de língua inglesa, por meio do programa Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado que viabiliza a estudantes da rede estadual a oportunidade de estudarem no exterior, vivenciando diferentes realidades e culturas.

“O Ganhando o Mundo é um sucesso, pois leva nossos meninos e meninas para uma oportunidade incrível fora do país. Temos notado o impacto que isso causa na vida do estudante, que retorna do intercâmbio como uma liderança positiva na escola, em casa, no futuro trabalho, no empresariado, na política e em outras áreas. Quem ganha com isso é a própria população do Paraná”, apontou o secretário.

Ao todo, 19 estudantes campo-larguenses foram selecionados para a edição 2026 do Ganhando o Mundo, a maior desde o lançamento do programa, com número recorde de 2 mil vagas. Os países de destino desta edição serão Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou Reino Unido.

Jaiane de Jesus, estudante do Colégio Estadual Profª. Albina Novak Muginoski, foi uma das selecionadas. “Foi uma surpresa muito grande, difícil de acreditar. A diretora entrou na sala de aula, me contou e eu fiquei sem reação”, relembra, sobre o momento no qual soube da convocação. 

Durante o encontro desta quinta-feira, Jaiane e os demais colegas conheceram mais sobre o programa e receberam dicas e orientações sobre os preparativos para o intercâmbio. Para os jovens, a ação também representou uma oportunidade de integração com os colegas, já que muitos deles moram e estudam em diferentes regiões do município. Ao todo, 15 colégios estaduais diferentes de Campo Largo estarão representados no Ganhando o Mundo em 2026.

“Nunca viajei para tão longe, então é um sonho que vou realizar. Espero trazer muitas experiências e conhecimentos de lá”, afirmou a futura intercambista.

ORGULHO E EXPECTATIVA - Assim como a alegria pela convocação, a ansiedade com a viagem não se limita apenas aos jovens convocados. A aposentada Gracinete Batista tenta equilibrar o orgulho com a saudade antecipada do neto, Lucas Otavio Chervinski.

“Estamos felizes por ele, porque sempre foi um menino inteligente e estudioso. O coração fica apertado, porque nunca ficamos tanto tempo longe do Lucas, mas todo mundo está muito feliz. É uma oportunidade única para a nossa família, que não teria condições de pagar”, afirmou a avó.

Para Lucas, o intercâmbio será uma jornada repleta de novas experiências e aprendizados. “Espero aprender muito sobre uma cultura diferente, aperfeiçoar minha fala no Inglês, e conhecer pessoas interessantes, que têm culturas e jeitos de agir completamente diferentes. Estou muito animado”, disse o jovem de 15 anos, estudante do Colégio Estadual São Paulo e São Pedro.

A seleção dos alunos convocados para o Ganhando o Mundo 2026 levou em consideração critérios como o desempenho do estudante na Prova Paraná Mais 2024, os certificados do programa Inglês Paraná e a experiência como Aluno Monitor.

Segundo Vinicius Andretta, aluno do Colégio Estadual Dom Pedro II, a busca por uma vaga no Ganhando o Mundo é também um incentivo para a dedicação aos estudos. “Eu tinha uma certa esperança, porque me dediquei ao longo do inteiro para isso, mas não tinha certeza se ia passar ou não. Estou realmente muito feliz e tenho certeza de que isso é fruto do meu esforço ao longo do ano todo”, celebrou o estudante.

“Espero aperfeiçoar meus conhecimentos em diversas áreas e ter muita convivência com as pessoas que falam inglês. Ter essa experiência em outro país, para mim, vai ser muito incrível”, acrescentou.

A lista completa de estudantes convocados, bem como instruções detalhadas para entrega de documentos e as próximas etapas do programa estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.

GANHANDO O MUNDO - Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, o Ganhando o Mundo oferece a estudantes e docentes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência.

Desde a criação do programa, em 2022, mais de 2.500 estudantes, professores e diretores escolares já foram beneficiados. O investimento total do Governo do Estado ultrapassa R$ 500 milhões e cobre passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo ao intercambista.

A edição 2025, que está em andamento, abriu vagas para 1.300 estudantes, que já embarcaram ou vão embarcar, nas próximas semanas, para Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou Reino Unido. Já o Ganhando o Mundo Agrícola envia, para os Estados Unidos, 100 alunos de escolas agrícolas do Paraná.


PRESENÇAS - O evento de integração com os alunos campo-larguenses também contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Sul (AMS), Delton Gomes, do prefeito de Campo Largo, Marcelo Rivabem, e do secretário municipal de Educação, Bruno Cézar. Também estiveram presentes deputados estaduais, vereadores, professores da rede estadual de ensino e profissionais da imprensa.