Rio de Janeiro
27.11.2024Após vários anos em busca de uma reforma estrutural, o Colégio Estadual São Francisco de Assis, no bairro Jororó, em Magé, na Baixada Fluminense, está de cara nova. A unidade passou por revitalização e ganhou uma belíssima quadra de esportes, inaugurada nesta sexta-feira (22/11).
Para celebrar o feito, a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, esteve na unidade e aproveitou para distribuir kits esportivos compostos por bolas, coletes e material de treino. O evento contou ainda com a presença de diretores e autoridades locais, que foram agraciados com apresentações artísticas e culturais dos alunos.
— Fico muito feliz em poder entregar algo que vai fazer a diferença no cotidiano escolar. Esse espaço vai além da melhoria. É na quadra que os estudantes vivem a amizade e fazem festivais. Aqui é o encontro da comunidade escolar, é um espaço de acolhimento e de desenvolvimento humano — afirmou a secretária.
A gestora lembrou que a reforma, especialmente a inauguração da quadra, é o resultado do trabalho da antiga direção do colégio, que batalhou anos por essas conquistas para a comunidade escolar, por isso, a professora Gelcineiva Cardozo Bastos, ex-diretora da unidade, teve seu nome imortalizado na placa de inauguração.
— Vocês, alunos, tiveram uma ex-diretora que lutou muito por melhorias nessa escola e hoje está sendo homenageada. O legado dela vai ficar pra sempre no nome desta quadra. Então, contem conosco, com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, para ajudar a edificar o projeto de vida de cada um de vocês — concluiu.
Ao final, a secretária endossou seu pedido para que as equipes técnicas da Seeduc sigam visitando os colégios para conversar com alunos e servidores, vivendo o “chão da escola”.
A atual diretora da unidade, Monique Barbosa Peçanha, lembrou que a escola tem mais de 180 alunos dos ensinos Fundamental e Médio e que a obra mudou o olhar dos estudantes.
— Essas reformas são de grande valia para nossos alunos. Eles estão encantados. A estrutura estava péssima, muito ruim, mas graças a Deus a reforma ajudou bastante. Afinal, todos gostam de estar em um lugar organizado, pintado e direitinho — disse a diretora-geral.
As entregas fazem parte das ações promovidas pela Secretaria de Estado de Educação a fim de melhorar a qualidade do ensino na rede, ação que vem se repetindo em várias unidades estaduais.
Completando o evento, a equipe do programa Seeduc + Perto também esteve presente para atendimento ao público com mais de 50 tipos diferentes de serviços, como solicitação de documentos, matrícula, movimentação de pessoal, quadro de horários, pagamentos, auxílios e benefícios, escolas extintas, direitos e vantagens, aposentadorias e transporte escolar. Além deles, a Secretaria de Estado de Trabalho, a Fundação Leão XIII e o Detran também apoiaram a iniciativa.
Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ