BNCC
09.09.2019Em fase de implantação, Seduc reforça importância do Currículo do Piauí aos profissionais da educação
Um marco para a educação do estado, vem sendo reforçada aos setores e profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí. Constantemente, formações a respeito do andamento da implantação do Currículo dos ensinos Infantil e Fundamental , já homologado pelo Conselho Estadual de Educação, são realizadas. Nesta segunda-feira (09), redatores, professores e gestores se reuniram no Tribunal de Contas do Estado para tratar sobre o Foco no Desenvolvimento de Competências e Habilidades que serão levadas às escolas públicas.
Um ponto abordado durante a reunião foi a importância de tratar o Currículo do Piauí como sendo de todos e não por um setor isolado da Educação. O próprio secretário foi quem reforçou o pensamento de construção coletiva. "Nós precisamos conhecer com propriedade para que de fato possamos colaborar. Esse processo é muito importante porque nós começamos a analisar o que é o Currículo para o Piauí. Esse processo não para agora, na verdade ele começa. A ideia é que a gente chegue nas Gerências Regionais de Educação (GREs) e não trabalhe o Currículo do Ensino Fundamental de forma tão fragmentada, pois o currículo é de todos. Nós trabalhamos aqui justamente para garantir que o processo de ensino aprendizagem ocorra dentro das nossas escolas", ressaltou o secretário de Educação, Ellen Gera Moura.
O encontro iniciou tratando da definição, finalidade e histórico da construção da BNCC. "Com a construção coletiva do Currículo, o aluno passa a ser protagonista. E nós, que estamos na gestão, precisamos colocar em prática esse documento que tem como expectativa mudar a vida de todos, pois prevê uma sistemática de educação plausível para o município e estado, e às mais diversas modalidades de ensino, como Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional", enfatiza o coordenador estadual SEDUC ProBNCC/PI, Carlos Alberto Pereira.
Os redatores, que estão trabalhando o foco da questão, vivenciam diretamente o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos pelo currículo. "Nós vamos proporcionar ao aluno itens para uma formação que o torne completo, seja na parte cognitiva, emocional, social e política. Acredito, a cada dia, estarmos mais perto disso", diz a professora Josefa Lustosa, redatora de Geografia.
Atualmente, o Currículo do Piauí está em fase de implantação nos ensinos Infantil e Fundamental e em desenvolvimento da redação para o Ensino Médio. O documento visa principalmente explorar novas competências e habilidades dos alunos para que eles possam aprender os conteúdos de uma forma mais integrada às relações atuais.