Em Axixá, Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior promove 1ª Jornada da Matemática

Tocantins

06.09.2024

O Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, de Axixá, promoveu, de 1º a 21 de agosto, a "1ª Jornada da Matemática Ribas Júnior", com o intuito de melhorar o rendimento do ensino-aprendizagem na Unidade Escolar, tanto em avaliações internas quanto externas. Além disso, a jornada buscou despertar o interesse dos estudantes pela disciplina e desenvolver habilidades essenciais para o cotidiano.

O projeto foi executado com estudantes de todas as séries, por meio de estudos dirigidos, aulas teóricas e práticas, exercícios intensivos, bem como o uso da plataforma de aprendizado baseada em jogos Kahoot!. Ao final da jornada, o colégio realizou um simulado geral com todas as turmas, contando com o auxílio de professores de todas as áreas e da equipe diretiva.

Após as avaliações, houve uma premiação com certificados e medalhas para o 1º lugar de cada turma, baseada na participação nas aulas, atividades, notas e simulado.

De acordo com a professora e coordenadora da área de Matemática, Myrlanny Sousa Araújo, "trabalhar a jornada da Matemática é proporcionar aos estudantes uma nova oportunidade de relembrar a Matemática Básica e incentivá-los a um processo de estudo mais dedicado e saudável, visando a um ensino-aprendizagem mais eficaz".

Para o professor Alberto Soares, a jornada da Matemática é uma abordagem didática na qual o discente é o protagonista na promoção do ensino. "O objetivo é promover o interesse dos estudantes em Matemática para os desafios futuros. Estudar esses conteúdos é dar um passo à frente para desenvolver as competências e habilidades exigidas no Ensino Médio", completou.

A estudante Hellen Martins da Silva destacou que a jornada foi de grande ajuda, principalmente em questões que envolvem frações e suas operações. "Aprendi muito durante as aulas, pois revisamos adição, subtração, multiplicação e divisão, e aprendemos várias dicas novas. Foi um momento de estudo intenso, mas muito especial e proveitoso".

A diretora Maria Lida Pereira explica que essa é uma ação em que todos somam e ganham, tanto estudantes quanto professores. "É uma estratégia didática de impacto, pois contribui para a construção dos conhecimentos matemáticos de forma lúdica, leve e envolvente. Isso é muito importante, especialmente para a recuperação da aprendizagem prejudicada durante o período pandêmico", pontuou.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins