EJA Mulher fortalece o protagonismo feminino com livro de histórias sobre força e superação

Mato Grosso do Sul

29.12.2025

Garantir acesso à educação também significa reconhecer histórias e transformar experiências pessoais em conhecimento.

Com esse propósito, o projeto EJA Mulher lança o livro ‘Do Silenciamento ao Lugar de Fala’, reunindo relatos e histórias que resgatam sonhos de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Educação que acolhe e reconhece

Mais que um título literário, o livro simboliza o reconhecimento das múltiplas identidades das mulheres da EJA, muitas delas marcadas por jornadas interrompidas, trabalho precoce ou responsabilidades familiares.

Ao transformar experiências e curiosidades em narrativas, o projeto reforça a educação como caminho de dignidade e pertencimento.

Escrita como ferramenta de emancipação

O livro revela desafios e conquistas das participantes, utilizando a escrita como instrumento de expressão e valorização pessoal.

A ideia é fruto de um processo pedagógico que integra leitura, produção textual e rodas de conversa para criar um espaço seguro de escuta, acolhimento e troca de experiências.

Impacto na comunidade escolar

A culminância do projeto reforça o papel da escola como espaço de transformação social de jovens e adultos como política pública de inclusão educacional.

“Quando escrevemos nossa própria história, percebemos a força que temos e o quanto a escola pode nos ajudar a seguir em frente”, destaca uma das participantes do projeto.

O livro ‘Do Silenciamento ao Lugar de Fala’ é uma inciativa da Comesp (Coordenadoria de Modalidades Específicas) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Gilberto Junior, SED

Foto: arquivo escolar