Mato Grosso do Sul
21.03.2024A Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, localizada na rua Centro Oeste, no jardim Botafogo, em Campo Grande, que oferta educação em tempo integral, realizou duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se de palestra sobre Primeiros Socorros e comemoração do Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, que é comemorado hoje (21 de março).
Palestra
A equipe NUPPAE ( Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas) ministrou palestra sobre Primeiros Socorros, para os estudantes do ensino médio do período integral
Participaram mais de 150 estudantes e agregaram ao conhecimento um tema tão importante para comunidade escolar. “Parabenizamos os estudantes pela atenção e participação na palestra e a todos coordenadores da escola, em especial a professora especialista Jaqueline Ferreira Cordeiro Trefzger pelo convite”, enfatiza diretor Dilmar Ricardo Ribeiro.
Dia da Síndrome de Down
A unidade escolar comemorou hoje (21), o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, a data foi usada para conscientizar os estudantes sobre o tema, desenvolvido pelas professoras da educação especial Rosana de Almeida Campos, Andréia Dauzacker Queiroz, Andreia Costa e Mari Sandra Aqui Maschio.
A data está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012. Mas só foi fazer parte do brasileiro no ano passado, após aprovação do projeto de lei do ex-senador Lindbergh Faria. De acordo com a ONU, a data tem o objetivo de conscientizar a população e de quebrar o estigma social.
A síndrome de Down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia à chamada trissomia 21.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar