Mato Grosso do Sul
21.03.2024Os estudantes da Escola Estadual Padre Franco Delpiano, localizada na avenida Lino Villachá, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, estão participando, durante toda semana (18 a 22), do projeto intitulado: “Águas do São Julião - De onde vem? Para onde vão?”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março e tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com o recurso natural.
De acordo com a coordenadora pedagógica Tatiana Moura o projeto, que tem toda comunidade escolar envolvida, possui como escopo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
No período matutino teve a participação dos estudantes do ensino médio matriculado na educação profissional em Gestão em Meio Ambiente e Gestão em Administração em Saúde. Já no período vespertino a participação foi dos estudantes do 7° ao 9° ano do ensino fundamental.
Programação
O diretor adjunto Deroci Feitosa da Silva Júnior mencionou que durante toda semana estão sendo realizadas ações que contemplam a temática sobre “Água”, os estudantes novos conheceram as nascentes situadas nas imediações do hospital São Julião.
Os estudantes estão participando de um ciclo de palestras, na quarta-feira com o gestor ambiental Bruno Madalena do Hospital São Julião, o professor doutor Marcelo Pêssoa realizou apresentação do trabalho: Perfil topográfico da microbacia do córrego São Julião e demais projetos ambientais desenvolvidos no Hospital e na Escola.
Na sequência, o professor doutorando Antônio Kaike palestou com a temática - Como preservar os recursos hídricos, a geógrafa Sandra Regina - geógrafa da falou sobre Recursos hídricos no Brasil, bacias hidrográficas e principais problemas ambientais. Pós graduando em direito ambiental Rafael Martins
explanou sobre - Fundamentos e objetivos da política nacional de recursos hídricos. Já a engenheira ambiental, especialista em meio ambiente e desenvolvimento sustentável Bruna Gonçalves falou sobre - Resíduos sólidos e recursos hídricos: qual a relação?.
Nesta quinta-feira acontece a visita da responsável pelo saneamento da AGEMS doutora Iara Marchioreto, que vem conhecer o hospital São Julião e suas ações ambientais, assim como os projetos da unidade escolar
“Amanhã (sexta-feira) teremos uma gincana com provas relacionadas ao conhecimento adquirido durante as palestras e as visitas, no período matutino e no período vespertino teremos, além da gincana, um momento de caça ao mosquito da Dengue, com colaboradores do Hospital São Julião, estudantes divididos pela escola e hospital em busca de foco de Dengue e resíduos”, finaliza diretora Denise Ferreira Nascimento.
Atualmente a Escola Estadual Padre Franco Delpiano oferta o curso técnico em Meio Ambiente, Administração em Saúde, também é parceira do Hospital São Julião no desenvolvimento de outros projetos de Educação Ambiental, sendo: Programa Lixo Zero, Sistema Agro Floresta e Águas do São Julião
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.