Mato Grosso do Sul
19.05.2025Na Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel, em Campo Grande, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, participaram do projeto “Introdução ao Mundo Digital e Práticas de Leitura”, que visa atender as seguintes fragilidades, na escrita, leitura, interpretação, digitação lenta, dificuldade de concentração, pouco hábito de leitura e dificuldade com textos digitais.
O Projeto, sob orientação das professoras Leila e Elisete, propõe a oferta de conhecimentos básicos em digitação e formatação textual aos estudantes A ideia é que possam digitar seus textos seguindo as normas padrão da língua portuguesa, conforme o que estudaram nas aulas ministradas em sala.
Ademais, espera-se que os estudantes compreendam as estruturas de um texto digitado (levando em conta parágrafo, alinhamento, recuo, espaçamentos, fonte, letra, em suma, a formatação todo), proporcionando aos estudantes uma introdução ao mundo digital por meio da digitação, compreensão do ambiente digital e práticas de leitura e escrita.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância do letramento digital e da leitura crítica como competências essenciais para o século XXI. Segundo a BNCC, é necessário que os estudantes desenvolvam competências como "cultura digital" e "compreensão e uso crítico das tecnologias digitais" (Competência Específica de Língua Portuguesa).
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar