EE Luisa Vidal Borges Daniel realiza projeto “Introdução ao Mundo Digital e Práticas de Leitura”

Mato Grosso do Sul

19.05.2025

Na Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel, em Campo Grande, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, participaram do projeto “Introdução ao Mundo Digital e Práticas de Leitura”, que visa atender as seguintes fragilidades, na escrita, leitura, interpretação, digitação lenta, dificuldade de concentração, pouco hábito de leitura e dificuldade com textos digitais.

O Projeto, sob orientação das professoras Leila e Elisete, propõe a oferta de conhecimentos básicos em digitação e formatação textual aos estudantes A ideia é que possam digitar seus textos seguindo as normas padrão da língua portuguesa, conforme o que estudaram nas aulas ministradas em sala.

Ademais, espera-se que os estudantes compreendam as estruturas de um texto digitado (levando em conta parágrafo, alinhamento, recuo, espaçamentos, fonte, letra, em suma, a formatação todo), proporcionando aos estudantes uma introdução ao mundo digital por meio da digitação, compreensão do ambiente digital e práticas de leitura e escrita.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância do letramento digital e da leitura crítica como competências essenciais para o século XXI. Segundo a BNCC, é necessário que os estudantes desenvolvam competências como "cultura digital" e "compreensão e uso crítico das tecnologias digitais" (Competência Específica de Língua Portuguesa).

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar