Mato Grosso do Sul
23.05.2023A Escola Estadual Bonifácio Camargo, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Bonito, organizou no dia 20 de maio, ediou a etapa municipal da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), na praça da rádio.
O evento contou com a participação de diversas escolas, entre elas a Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, Escola Professora Durvalina Dornelles Teixeira (POLO) e Escola Honorato Jacques (FUNLEC). A competição foi idealizada pelo professor PCPI André Vieira Ruiz Garcia.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma competição educacional realizada em várias etapas pelo Brasil, que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelas áreas de ciência, tecnologia e astronáutica.
Os participantes constroem e lançam foguetes a partir de princípios da física, como propulsão a água e ar comprimido, e são avaliados com base na distância alcançada pelo foguete.
Durante a competição, as equipes tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades em construção de foguetes e lançamentos. No nível 3 (ensino fundamental), a equipe da Escola Honorato Jacques (FUNLEC) se destacou e conquistou o primeiro lugar, atingindo uma distância de 129 metros. Já no nível 4 (ensino médio), foi a equipe da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) que se consagrou campeã, alcançando impressionantes 202 metros de distância.
Etapa nacional
Os vencedores das modalidades nível 3 e nível 4 receberam um convite especial para participar da final da MOBFOG, que acontecerá no Rio de Janeiro, durante a Jornada dos Foguetes. Além disso, todas as equipes campeãs ganharam cortesias para conhecer o Abismo Anhumas, uma das mais lindas atração turística de Bonito.
“Parabenizamos o professor André pela organização do evento, juntamente com sua equipe gestora da escola, e parabenizamos também todos os vencedores e participantes pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da competição. A MOBFOG proporciona uma oportunidade única de aprendizado e incentiva o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de futuros talentos nessas áreas”, finaliza gestora Rosemere Pereira de Souza Lima.
Confira o link de um vídeo mostrando a "saga" da equipe campeã do nível 4.
https://photos.app.goo.gl/FySVm898HL4bL88W7
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.