Mato Grosso do Sul
29.09.2023A Escola Estadual Coração de Maria, localizada na Vila Santa Dorotéia, em Campo Grande, implantou o projeto intitulado “Jornal Digital Coração de Maria” que surgiu a partir de um levantamento realizado no início do ano com os estudantes da eletiva ministrada pela professora Larissa Leite Billerbeck Carrapateira.
Foi perguntado aos estudantes sobre o que gostariam de abordar durante o semestre na Eletiva, considerando diferentes componentes curriculares e seus próprios interesses. Após algumas sugestões, passaram por um processo de filtragem e votação, e a criação de um Jornal Digital emergiu como a escolha principal dos alunos. A partir desse ponto, desenvolvem-se conteúdos relacionados aos acontecimentos escolares e informações, conhecimentos e notícias relevantes para a comunidade escolar.
Esse projeto tem como objetivos promover o pensamento crítico e reflexivo em torno de tópicos de interesse dos alunos, fomentar a interação entre os estudantes por meio de várias mídias e redes sociais, incentivando a cidadania ativa através da educomunicação. Além disso, busca criar um espaço digital, uma espécie de biblioteca virtual, onde os alunos possam acessar informações relevantes para sua formação.
A proposta é de ensinar aos alunos o uso adequado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das Inteligências Artificiais (IAs) para a criação de conteúdo. Os estudantes envolvidos têm a chance de realizar pesquisas, entrevistas, produzir textos, editar materiais e publicar conteúdos, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e expressão escrita e promovendo a alfabetização midiática.
“Mas o grande diferencial da nossa Eletiva é oferecer um espaço onde os alunos possam vivenciar uma experiência quase profissional, permitindo que explorem a dinâmica do trabalho jornalístico com funções específicas, liderança, cumprimento de metas, processos criativos, cumprimento de prazos e outros aspectos. Isso ocorre porque nosso jornal é dividido em cinco equipes diferentes, cada uma com seu nome e identidade exclusiva”, menciona professora Larissa.
Cada equipe ou turma escolhe os setores jornalísticos com os quais trabalhará a cada bimestre, como saúde e qualidade de vida, entretenimento, economia e negócios, curiosidades, arte e cultura, atividades socioculturais, tecnologia e inovação, rotina escolar, entre outros. Cada equipe ou turma é subdividida em cerca de quatro setores, e cada setor é composto por aproximadamente seis membros.
Em cada setor, existe um líder encarregado de diversas atribuições, que incluem mediação, avaliação, acompanhamento, correções, sugestões e resolução de problemas. Essas funções auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos, abrangendo desde a resolução de desafios no trabalho em equipe até a valorização das diferentes aptidões presentes nos setores.
Rotina
A rotina de trabalho é basicamente a seguinte: o primeiro trabalho do bimestre é o brainstorm, seguido de anotações, filtragem e seleção das ideias. Em seguida, os alunos iniciam o planejamento e a produção dos conteúdos que são feitos em sala durante as aulas, durante o intervalo ou como tarefa para casa.
Os líderes registram, acompanham, cobram, corrigem e mediam todos os acontecimentos da produção. Em seguida, os conteúdos são postados em um link no drive para correção da professora (que avalia, corrige, complementa, edita e sugere alterações). Após a aprovação final, os conteúdos são agendados para postagem no instagram, assim que publicados no site.
“Já temos cerca de 94 publicações no Instagram e praticamente a mesma quantidade de postagens no site com temáticas diversificadas, informativas, curiosas e relevantes para a comunidade escolar”, finaliza professora.
Portal do Jornal CDM Digital: https://bit.ly/jornalcdm
Rede Social do Jornal CDM Digital: https://www.instagram.com/jornal.cdm/
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar