Bahia
18.10.2019Acontece nestas quinta e sexta-feira (17 e 18), na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), o segundo encontro da 1ª etapa da Formação Continuada da Educação Profissional e Tecnológica. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, realizada por meio do IAT e da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (Suprot). Participam do evento gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Rede de Educação Profissional e Tecnológica.
De acordo com o superintendente da Suprot, Ezequiel Westphal, nesta fase foram realizados dois encontros para que toda a rede pudesse ser contemplada. “Como nossa rede é muito grande, fizemos um encontro no início do mês e este. Esta é a 1ª etapa do processo de formação, com discussão de vários temas como avaliação, formação, currículo, concepções. É um momento de diálogo e crescimento na rede”, pontuou. O superintendente informou também que há previsão de novos encontros para novembro e dezembro.
Com foco no mundo no trabalho e tendo atividade profissional como princípio educativo, a formação inclui mesas dialógicas sobre os Pressupostos Teóricos e Metodológicos, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Políticas para Educação Profissional e Tecnológica. “É importante que a gente entenda como podemos fazer a convergência entre o atendimento da Educação Profissional e Tecnológica e o que as reformas da BNCC implicam”, afirmou o professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e palestrante do evento, Roberto Melo. Neste sentido, o professor comentou também que é preciso pensar no quinto itinerário formativo, que é opção da profissionalização oferecida aos jovens. “Esses processos de formação podem até ampliar as oportunidades para este sujeito assegurar renda familiar ou se inserir no mercado trabalho”, acrescentou.
Na programação do evento também serão realizadas oficinas com temas relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica. A diretora de Planejamento e Gestão da SUPROT, responsável pela oficina de Gestão Financeira e Plano de Ação, Maria da Glória Passos, explicou que, durante a atividade expositiva, os gestores serão atualizados sobre os aspectos legais e instruídos para melhor utilizar os recursos destinados aos centros. “Eles serão orientados sobre como gerir o recurso público, de que forma a fazer isso de maneira transparente para comunidade escolar. No final da oficina, faremos uma planilha já para o próximo ano”, afirmou.
Inscrita na oficina, a vice-diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do São Francisco (CETEP), Elba Campos Loureiro comentou que escolheu o tema por atuar na área. “O principal na escola é o financeiro organizado. Escolhi essa oficina porque tudo na escola depende disso”, destacou.
Além deste, outros temas serão trabalhados na atividade, tais como a integração da Educação Profissional e Tecnológica com a Educação de Jovens e Adultos (EJA),
avaliação de aprendizagem, oferta da EPTEC para povos tradicionais, do campo, originários e quilombolas, além de parcerias colaborativas para estágio curricular, entre outros.