Mato Grosso
18.06.2015A partir de amanhã (18.06), diretores e professores das escolas públicas, de todo o Brasil, podem se inscrever no Educadores do Brasil, iniciativa que engloba os prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar, realizados pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de setembro.
O Educadores do Brasil foi estabelecido visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.
De acordo com o secretário de Educação de Mato Grosso, Permínio Pinto, o governo do Estado acredita que uma gestão de qualidade e o professor são determinantes para o sucesso do ensino/aprendizagem dos alunos - meta primordial das escolas e do próprio governo. “Estamos fazendo um chamamento e incentivando a participação dos gestores e professores da rede estadual de ensino no Educadores do Brasil”, destaca, informando que as boas práticas desenvolvidas pelas unidades passarão inicialmente por uma avaliação do comitê estadual.
Durante esta etapa, serão analisadas as ações e os resultados que elas vêm surtindo junto à comunidade escolar. Depois da avaliação do conselho estadual, será selecionada a escola que concorrerá nacionalmente.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) conta com uma coordenadora regional da Iniciativa, a professora Eliza Maria, que está à disposição para orientar e auxiliar os gestores e professores no processo de inscrição nos prêmios. Além disso, recebe o apoio da Undime/MT na divulgação e desenvolvimento das ações no Estado.
Na edição 2013, do Prêmio Gestão Escolar, 218 escolas mato-grossenses se inscreveram. Cuiabá liderou o ranking com 43 unidades escolares, sendo 27 estaduais e 16 municipais, Rondonópolis ocupou o segundo lugar no número de participantes, com 38 escolas, todas da rede estadual, seguida por Tangará da Serra, que contabilizou 24 escolas, sendo apenas uma municipal.
Outros 11 municípios tiveram escolas inscritas: Alta Floresta (4), Barra do Garças (12), Cáceres (12), Confresa (3), Diamantino (13), Juara (6), Juina (15), Matupá (9), Pontes e Lacerda (8), Primavera do Leste (18), São Félix do Araguaia (2) e Sinop (11).
Mato Grosso arrebatou o primeiro lugar da etapa nacional com a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, do município de Juara-MT (a 643 Km de Cuiabá). A unidade escolar recebeu o prêmio 'Referência Brasil' e R$ 30 mil. Por lá, o aperfeiçoamento constante dos professores e projetos criativos acabaram com a evasão escolar.
Prêmios: Embora integrados, com um mesmo prazo de inscrição e um site único, os dois prêmios permanecem com o foco específico. Cada um com o público-alvo e as regras de seleção próprias. Ambos concedem premiação em dinheiro aos profissionais e escolas selecionados.
O Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.
Ao fazer a inscrição on-line, o PROFESSOR produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre o que foi vivido na sala de aula, o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.
Podem participar, enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica.
Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país.
Ao fazer a inscrição on-line, o DIRETOR tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.
Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.
Mais informações sobre o regulamento e a premiação podem ser obtidas no site www.educadoresdobrasil.org.br