livro didático
19.08.2020Diante da necessidade de fortalecer o gerenciamento do livro didático nas escolas estaduais, da mudança nas equipes gestoras e do distanciamento social causado pela pandemia da covid-19, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/Seduc), em parceria com o Departamento de Recursos Humanos/ Centro de Qualificação de Pessoal (DRH/CQP), promoverá entre os dias 31 de agosto e 2 de outubro a Formação Continuada em Gestão do Livro Didático. Tendo como público-alvo diretores e professores interessados, a capacitação ocorrerá na modalidade a distância, por meio da plataforma Moodle. As inscrições estarão abertas no período de 20 a 30 de agosto.
O curso EaD tem como objetivo instrumentalizar a equipe gestora escolar nos processos que envolvem os livros didáticos e literários distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a educação básica da rede pública de ensino. A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Apoio à Gestão/Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro Didático (DASE/Seages/Dalegel), com a colaboração do Departamento de Educação/Divisão de Tecnologia de Ensino (DED/Dite)
Ao todo, serão disponibilizadas 400 vagas. O curso, cuja carga horária é de 80horas/aula, contará com certificação e será dividido em três módulos formativos: Módulo 1 - Conhecendo o PNLD: Normas Legais; Módulo 2 - Processo de Gerenciamento do Livro: Escolas/Recepção/Remanejamento/Reserva Técnica; Módulo 3 - Processos de Gerenciamento: Entrega aos estudantes/ Conservação/ Utilização/Recolhimento e Desfazimento. Para a fundamentação teórica, o cursista terá o apoio de diversos recursos durante a capacitação, como apresentação de slides, chats, fóruns para dúvidas e debates, textos em PDF, vídeos e atividades.
Segundo o coordenador do curso, professor Marcos Vinicius Melo dos Anjos, que é chefe da Dalegel, a capacitação foi estruturada para melhor atender aos anseios das escolas, “estimulando as ações necessárias com o objetivo de favorecer a valorização do livro, a distribuição aos estudantes em tempo hábil, a conservação e a devolução deles, bem como a operacionalização do nosso Sistema Gerenciador do Livro Didático (SGLD), desenvolvido pela Coordenadoria de Informática da Seduc Codin/Sergipetec)”, disse.
A formação contará ainda com a mediação dos professores Christiane Almeida Ribeiro, Elita Clarindo de França e Maria Helenice Mendonça Oliveira. “Através das Diretorias Regionais de Educação repassaremos a chave de acesso para a inscrição dos gestores”, informou o coordenador Marcos Vinicius.