Educação promove formação continuada para servidores com foco no desenvolvimento de competências pedagógicas, digitais e socioemocionais

Tocantins

30.08.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta sexta- feira, 30, e sábado, 31, mais uma formação continuada para os servidores da rede estadual de ensino. A capacitação tem como foco o desenvolvimento de competências pedagógicas e digitais, além do aprimoramento do suporte socioemocional aos estudantes. Destinada aos profissionais que atuam nas 502 escolas estaduais e nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), o evento on-line está sendo transmitido ao vivo  pelo canal TV Seduc no YouTube. 

Na abertura, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, falou sobre a educação do presente e do futuro. “A tecnologia está a cada dia mais incorporada à educação e nós, educadores, precisamos estar preparados tecnologicamente para utilizarmos as estratégias dentro do ambiente escolar com a tecnologia em favor da aprendizagem, cuidando também das habilidades socioemocionais”. 

O titular da Seduc enfatizou que o Governo do Estado tem investido em tecnologia para as escolas estaduais. “O Tocantins tem o melhor governador da história, que tem um olhar especial para a educação e que não tem medido esforços para oferecer uma educação tecnológica para a rede estadual. Já entregamos os notebooks para os professores, os chromebooks para os estudantes do ensino médio, que agora chegam  também para os estudantes do ensino fundamental II, e temos ainda as licenças Google Workspace for Education Plus, que trazem todo um arcabouço de conhecimento para ser explorado pelos nossos profissionais e para chegar aos nossos estudantes”, elencou.

Tecnologia 

A primeira palestra, com o tema Tecnologias na Aprendizagem: fundamentos, práticas e recursos digitais, foi ministrada dos Estados Unidos (EUA), pelo PHD em Educação, Flávio Campos, professor e pesquisador da Mercer University, na Georgia (EUA). 

O palestrante abordou os principais fundamentos das tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inovadoras e recursos digitais que podem ser integrados ao processo de ensino-aprendizagem. “Trazemos algumas reflexões sobre a tecnologia e os elementos que temos do ponto de vista do currículo e do ponto de vista prático sobre o futuro da escolarização. Precisamos pensar sobre o uso da tecnologia na sala de aula, considerando a construção de conhecimento, mas também para que os estudantes possam solucionar problemas complexos, aliando o currículo ao que seja de interesse deles, para que se desenhem propostas que o aluno possa compreender, utilizar e também criar ferramentas de tecnologia”, pontuou.  

Resultados Educacionais

A avaliação de resultados educacionais, o uso de dados para orientar práticas pedagógicas e as estratégias para preparar alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também estão na pauta do primeiro dia do encontro.  

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza, enfatizou a relevância das capacitações continuadas para que a rede estadual de educação básica avance ainda mais na qualidade dos serviços educacionais ofertados. “Neste momento formativo, estamos discutindo os resultados educacionais para que possamos compreender quais intervenções pedagógicas precisamos adotar, como cada um dos profissionais pode colaborar e como os componentes curriculares podem ajudar a melhorar ainda mais os nossos indicadores de aprovação, de fluxo e de proficiência”, ressaltou. 

Google Workspace for Education Plus

No segundo dia de programação, a formação continuada inclui treinamento sobre o uso das ferramentas do Google Workspace for Education Plus no apoio às atividades educacionais, como facilitadoras da comunicação e do trabalho colaborativo.

As estratégias para desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos, com ênfase no programa Escola de Emoções, serão abordadas em uma oficina, que abordará ainda a importância do engajamento familiar neste processo.

Serão discutidos ainda a implementação e a eficácia dos Planos Educacionais Individualizados (PEI) na sala de aula, explorando sua eficácia e impacto no processo de ensino-aprendizagem.

 

Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins

Núbia Daiana Mota/ Governo do Tocantins