Educação Estadual investe mais de R$ 3mi em kits de robótica para escolas do ensino médio em tempo integral

Robótica Educacional

11.03.2021

A iniciação científica tem proporcionado avanços significativos na evolução educacional dos estudantes da rede estadual e é pensando em impulsionar ainda mais essas habilidades que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), vai distribuir 100 kits de robótica a 48 escolas estaduais de ensino médio em tempo integral, que já desenvolvem projetos nessa área.

O material, cujo valor de investimento é orçado em R$ 3.013.229,20, conta com módulos didáticos de ensaios, componentes eletrônicos, unidades de controle, kit com peças, laboratório de automação industrial, entre outros. Além da distribuição, serão ofertados também cursos sobre o uso do equipamento.

Segundo o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, as escolas que receberão os equipamentos de robótica têm vasta experiência na condução de projetos que trabalham o desenvolvimento de tecnologias. “O uso desses kits permitirá a descoberta de novos horizontes no âmbito científico, ampliando ainda mais as possibilidades acadêmicas e profissionais para os jovens que desejam ingressar na universidade em cursos específicos e atuar na área”, pontuou o gestor, destacando o progresso do ensino médio em tempo integral em Sergipe, modelo que foi expandido e é ofertado em 58 escolas estaduais em 38 municípios.

Os kits são compostos pelas seguintes especificidades: Eletricidade eletrônica instalações elétricas e máquinas elétricas, com kits de medidas elétricas, eletrotécnica, bancada de simulação de quadros de comando, banco de motores, instalações elétricas residenciais e prediais; Laboratório de acionamento elétricos, contendo bancada principal, controlador lógico programável, kit didático de controle de velocidade de motores, bancada didática de maquinas elétricas rotativas, planta didática para controle de vazão; Laboratório hidráulica e pneumática, com bancada de treinamento em pneumática/eletropneumática, bancada de treinamento em hidráulica/eletro hidráulica.

O material ainda conta com Laboratório de Robótica, maleta que traz o conjunto de ensino técnico, robô de simulação industrial de processo de carga e transporte; Sistema Digitais de Controle e Automação com plataforma para estudos em microcontrolador microchip, plataforma para estudo de programação de microcontroladores, osciloscópio digital, gerador de funções digitais, regulador de voltagem varuac monofásico, multímetro digital, protoboard e maleta de ferramenta com 18 peças.

A professora Mônica Rodrigues, coordenadora de Infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc (Ngeti), explica que para além da distribuição, a Secretaria de Educação e a empresa fornecedora dos kits, irão ofertar formações para os professores responsáveis nas respectivas escolas. Ela ainda informa que os investimentos que chegarão as escolas estão divididos entre os kits de robótica e o laboratório de automação industrial, que será direcionado ao Centro Estadual de Educação Profissional Profa. Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro.

Para o professor de Educação Técnica Profissional, Marcos Antônio Andrade de Oliveira, do CEEP Neuzice Barreto, a aquisição dos kits é o primeiro passo a ser dado para a construção do laboratório de Robótica. “Os alunos terão a oportunidade de aprender mais e vivenciar com esses equipamentos parte da prática que futuramente, esses mesmo meninos, aplicarão no mercado de trabalho. Os kits estão ligados diretamente aos componentes curriculares, como sistema de controle de robótica, também podem ser utilizados em aulas práticas para acionamento, automação de processos, e outros componentes”, disse ele, concluindo que o curso de Automação Industrial do Neuzice Barreto busca sempre abordar a atualidade que vive o mundo, principalmente o nosso país, no que se refere aos conceitos de indústria 4.0.

Leia também:

Programa Technovation Girls desafia jovens estudantes a criarem soluções utilizando tecnologia

Tecnologia na Escola: habilidade científica faz parte do dia a dia do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento