Amapá
26.01.2024Com a Chamada Unificada para a matrícula do ano letivo de 2024, as 31 escolas que ofertam o ensino de tempo integral no Amapá, podem chegar a 10 mil alunos. Este ano, pela primeira vez, o Governo do Estado abriu vagas para turmas do 6º ao 9º do ensino fundamental para esta modalidade. Com a medida, mais de 2 mil crianças e adolescentes poderão estudar nos horários da manhã e tarde.
As matrículas para escolas de Tempo Integral e de ampla concorrência iniciaram na terça-feira, 23. O Governo do Estado preparou cinco motivos para os estudantes investirem nesse modelo de ensino.
PRÉ-MATRÍCULA 2024 AQUI
1- Ensino técnico profissionalizante junto com o ensino médio
A novidade de 2024 é que sete das 31 escolas vão ofertar também um curso técnico profissionalizante junto com o ensino médio. As unidades estão localizadas nos municípios de Macapá e Santana, são elas:
E.E Alberto Santos Dumont;
E.E Maria do Carmo Viana dos Anjos;
E.E Prof. José Firmo do Nascimento;
E.E Profª Maria Carmelita do Carmo;
E.E Profª Jacinta M.R. de Carvalho;
Colégio Amapaense;
E.E. Augusto Antunes.
Cada escola oferece um ou mais cursos, entre as opções estão: técnico em eletroeletrônica, técnico em administração, técnico em Recursos humanos, técnico em instrumento musical, técnico em massoterapia, técnico agente comunitário de saúde e técnico em informática.
Os cursos oferecem ao aluno uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais cedo e já profissionalizado e/ou escolher a futura profissão baseado na experiência durante o curso técnico.
2- Disciplinas eletivas
Quem nunca quis estudar outros assuntos durante o ensino médio que vão além das matérias básicas? No ensino médio é que o aluno descobre os gostos e por isso é importante poder se dedicar a outras atividades que, até aquele momento, eram vistas como hobbie.
As disciplinas eletivas dentro do ensino integral são uma ótima oportunidade de integralização dos estudantes e aperfeiçoamento ou descoberta de vocação. Há duas eletivas por ano, escolhidas pelo próprio aluno, no início de cada semestre.
3 - Aulas práticas com laboratórios especializados
Todas as escolas de tempo integral contam com laboratórios altamente equipados e preparados para receber os alunos. Aulas de ciências, química, física, informática e robótica se tornam mais divertidas e assertivas quando os alunos podem praticar o que aprenderam na teoria.
4 - Projeto de vida
Cada aluno de tempo integral monta no início do ano letivo o próprio "Projeto de Vida", que é acompanhado diariamente por um professor orientador, que entende a necessidade de cada aluno. Desta forma, é possível orientá-lo da melhor forma quanto às prioridades dentro da escola, que pode influenciar fora do ambiente escolar também.
Além disso, todo o corpo pedagógico da escola trabalha para apoiar o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais dos estudantes.
5 - Alimentação balanceada e gratuita
Todas as refeições na escola de tempo integral são balanceadas e gratuitas. O estudante tem direito a três refeições durante o período de aulas. Dois intervalos de 20 minutos para lanche, um pela manhã e outro pela tarde. Já no horário de almoço, o aluno tem direito a 1 hora e 20 minutos de tempo para fazer sua refeição.