Rio Grande do Norte
11.08.2025No último final de semana, a GGCON 2025 reuniu o universo nerd e a educação pública potiguar em um mesmo espaço. Com a presença de 2.510 alunos de 51 escolas estaduais, o evento celebrou a diversidade da cultura pop e a potência transformadora da tecnologia e da criatividade entre os jovens.
Além dos palcos principais e da programação recheada de atrações — como arena gamer, zona otaku, espaço k-pop, artist’s alley e vila medieval —, a GGCON 2025 também promoveu vivências educativas e torneios voltados para estudantes da rede pública estadual. A Secretaria de Educação do RN, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer, apoia a iniciativa por meio da Lei Câmara Cascudo, fortalecendo a conexão entre juventude, cultura digital e ambiente escolar.
Um dos destaques é a Copa das Quebradas, torneio de e-sports voltado para comunidades de Natal e região, que passa por bairros como Rocas, Ribeira, Passo da Pátria, Cidade da Esperança e Mãe Luiza. A competição reforça o protagonismo dos estudantes e promove a inclusão social através do esporte eletrônico.
A presença da educação na GGCON se insere em um movimento maior de valorização dos e-sports no estado. Em 2024, o Governo do RN sancionou a Lei nº 11.796, que regulamenta a prática do esporte eletrônico, reconhece oficialmente os praticantes como atletas e institui o Dia Estadual do Esporte Eletrônico, celebrado em 27 de junho. A legislação representa um marco para o fortalecimento da cultura gamer entre os jovens potiguares, especialmente nas escolas.
A secretária de Educação do RN, Socorro Batista, celebrou a iniciativa. “Ver nossos estudantes ocupando a GGCON com tanto entusiasmo é a prova de que a escola precisa dialogar com os interesses e linguagens da juventude. A cultura digital, os games, os animes e os quadrinhos fazem parte do universo deles. Quando a educação entra nesses espaços, ela se torna mais potente, mais inclusiva e mais transformadora”, frisou a secretária.
A parceria do Governo do Estado com a GGCON tem sido fundamental para o avanço dos esportes eletrônicos no Rio Grande do Norte. “Através da Lei Câmara Cascudo, conseguimos apoiar iniciativas que fortalecem o e-sports, como o incentivo a times potiguares e ações dentro das escolas. Essa colaboração ganha ainda mais força com a sanção da Lei nº 11.796, em 2024, que reconhece oficialmente os e-atletas, regulamenta a prática no estado e reforça nosso compromisso com a inclusão, a educação e o futuro do esporte digital”, afirmou o subsecretário do Esporte e do Lazer, Cezinha Nunes.
A realização da GGCON 2025 conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, Fundação José Augusto (FJA), Emprotur e da Lei Câmara Cascudo.
Foto: Cedida