Educação do Rio Grande do Norte promove debate sobre Tecnologias Educacionais durante workshop

Rio Grande do Norte

16.09.2024

O impacto da tecnologia na Educação em discussão. O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), em parceria com a Clickideia Tecnologia Educacional, realiza, durante todo o dia de hoje em Natal, o 1º Workshop de Experiências Inspiradoras em Tecnologias Educacionais para a Educação Pública. 

Com o objetivo de discutir o papel da tecnologia na transformação da educação pública, o workshop reúne cerca de 600 participantes, entre educadores, gestores, especialistas em inovação e tecnologia, além de estudantes de todo o estado. 

A programação inclui uma série de palestras e painéis interativos, que abordam temas como inovação no ensino, uso de tecnologias digitais em sala de aula e os desafios da educação no futuro.

Realizando a abertura do evento, a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, destacou a importância das discussões. “Este evento marca a parceria entre a Educação do RN com a Clickideia. A colaboração nos permitiu inovar e transformar nossas escolas, preparando nossos estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais digital. A tecnologia, quando bem aplicada, tem o poder de ampliar horizontes, de incluir, de gerar novas oportunidades. E é isso que estamos promovendo aqui: o acesso a uma educação de qualidade, inovadora e alinhada com as necessidades da sociedade atual”, frisa Socorro Batista.

Na parte da manhã, os destaques incluem a palestra "Além do Digital: Os Pilares da Educação do Futuro", que discutirá as novas competências necessárias para formar alunos preparados para os desafios do século XXI, além de um momento dedicado à celebração dos 10 anos da SEEC e Clickideia.

“Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para promover o conhecimento, a inclusão e a transformação social. Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo soluções que potencializam o aprendizado. Este workshop é mais um passo nessa jornada, e estamos empolgados em compartilhar experiências e inovações que podem inspirar e transformar a educação pública do Rio Grande do Norte”, destacou Manoel Dantas, CEO e Fundador da Clickideia Tecnologia Educacional.

Além de sua contribuição tecnológica, a parceria entre a SEEC e a Clickideia se destaca por seu compromisso social. As ferramentas digitais também estão disponíveis para Classes Hospitalares, como no Hospital Varela Santiago em Natal e no Hospital do Seridó, em Caicó, assegurando que crianças em tratamento hospitalar tenham acesso à educação de qualidade.

Experiências

O workshop também é espaço para a inovação. Eliudson de Oliveira, estudante da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, localizada em Apodi, trouxe para o evento um projeto destinado a contribuir com as pessoas com deficiência visual. O estudante criou um boné equipado com uma câmera de inteligência artificial (IA), capaz de detectar até 80 objetos, como pessoas, carros, motos, animais, e informar a distância desses obstáculos. O objetivo é permitir que deficientes visuais se desloquem com mais segurança, evitando colisões.

"O boné avisa, por exemplo, quando há uma pessoa à frente, informando a distância, como dois ou três metros. Ele também detecta outros objetos, como carros, bicicletas e até animais, emitindo um sinal sonoro para que o deficiente saiba que há algo à sua frente e não colida com ele", explica Eliudson. O projeto, batizado de SONIC CAP 2.0, começou em 2023, quando o aluno participou de uma atividade de brainstorming na escola.

Utilizando as atividades disponíveis no portal da Clickideia, a Escola Estadual Prefeito José do Carmo dos Santos, sediada em Santo Antônio (RN), vem se destacando pelo uso de ferramentas tecnológicas para aprimorar o aprendizado dos estudantes. 

Essa experiência foi apresentada, durante o evento, pela professora Cleitânia Florencio. Para a educadora, o portal permite o desenvolvimento de atividades inovadoras e atraentes para as crianças. "Através do portal, conseguimos desenvolver atividades bacanas com os alunos. Eles se envolvem em uma ferramenta que auxilia na aprendizagem", destacou a professora. Além do uso contínuo da plataforma, um dos projetos de destaque na escola foi o concurso de cordel promovido pelo Clickideia. 

A iniciativa não só incentivou a leitura e a escrita dos alunos, mas também resultou na criação de um livro com os cordéis produzidos pelos estudantes. "Esse concurso foi mais um incentivo para a leitura e para a escrita das crianças", comentou Cleitânia.