Educação do Piauí reconhece profissionais na área de telecomunicação por meio do Programa Certific

Seduc

18.06.2019

Lançado em janeiro desse ano, o programa Rede Estadual de Certificação Profissional do Piauí (Certific/PI) garantiu, na noite desta segunda, 17 de junho, a certificação de 56 trabalhadores em telecomunicações em solenidade no CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo. 

Oportunizando acesso à formação profissional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ofereceu cursos de Formação Inicial e Continuada de Cabista de Sistema de Telecomunicações, Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia, Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação, Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia, e Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos para trabalhadores, maiores de 18 anos, inseridos ou não no mercado do trabalho, que buscam formação profissional. Trabalhadores como o senhor Willame César Correia, que trabalha como cabista da empresa TIM e que está se sentindo um profissional completo.

"Sinto-me bem melhor que antes, estou realizado, pois no tempo de hoje, precisamos estar sempre nos reciclando, todo conhecimento que você adquire, melhora seu currículo, hoje me considero um profissional completo", comemora  Willame que recebeu certificado do curso de cabista de sistemas de telecomunicações, instalador e reparador de redes de cabos e equipamentos telefônicos, instalador e reparador de linhas de telecomunicações, instalador e reparador de linhas de sistemas de telecomunicações, instalador e reparador de equipamentos de transmissão em telefonia.

Uma cooperação com instituições públicas, entidades profissionais e setores da iniciativa privada por meio de parcerias com as empresas R2 Telecon, Rede Conecta, CC Reis, C Rede, Fox Telecomunicações, Lider Telecon, Algar e Central Net possibilitou o processo de reconhecimento de saberes profissionais que foi legitimado pela Rede e ofertado pela Seduc.

Outro certificado na noite, o técnico em informática Draiton Rodrigues, disse que foi uma experiência enorme, por ser reconhecido dentro da área que atua, se integra e se entrega, é muito gratificante. "Ter esse reconhecimento documentado na área de Telecom, onde muitas vezes éramos barrados por não termos esse certificado, é muito importante, aqui muitos são excelentes profissionais, além de aumentar a nossa autoestima, nos engrandece e pudemos ampliar o que já sabemos, aprendemos muito e saímos com um grau de conhecimento bem maior, e isso vai abrir as portas do mercado de trabalho para todos aqui", afirma.

De acordo com a diretora da Unidade Técnica e Profissional da Seduc, Adriana Moura, o Certific é um projeto piloto que educa, avalia, forma e certifica. "É um processo coletivo, que se destina a um grupo de trabalhadores que possuem habilidades previamente identificadas, independente dos processos de avaliações individuais de validação de disciplinas".


O Certific é um projeto genuinamente piauiense e reconhece as habilidades adquiridas pelos trabalhadores na área em que atuam. Assim, aquele trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, com o Certific-PI pode adquirir formalmente o certificado.

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, com o Certific/PI nosso estado sai na frente e dar oportunidade de certificar pessoas, profissionais que não são reconhecidos e precisam desse certificado. "Esse sempre foi um desejo do Governador Wellington Dias e ele está sempre cobrando, perguntando sobre o programa que garante a valorização dos saberes dos trabalhadores de áreas específicas que ainda não têm a diplomação, mas que agora já estão adquirindo-a", afirma o secretário.