Rio de Janeiro
19.03.2024Entre os dias 19 e 22 de março, todas as escolas estaduais estarão dedicadas ao Sistema de Avaliação Formativa Nova Fase RJ. A proposta da Secretaria de Estado de Educação é construir políticas públicas eficazes, visando à melhoria da qualidade do ensino, tendo como base os resultados obtidos junto aos estudantes. Cerca de 150 profissionais de educação de todo o estado, participaram, no último sábado (08/03), da formação sobre as etapas e procedimentos adotados para o processo de aplicação das provas.
Serão realizadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série). Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas também participarão, inclusive os que estudam no Módulo Inicial III, que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Todos os itens foram construídos a partir do currículo de referência da própria rede Seeduc.
– Esse é mais um instrumento para que a Secretaria de Educação e, principalmente, diretores e professores tenham um olhar voltado para as próprias práticas cotidianas e os impactos causados. Teremos um diagnóstico preciso, capaz de preencher as lacunas de aprendizagem, de acordo com a realidade local, especialmente decorrentes do período pandêmico – destacou a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel.
Além das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática, será aplicado um questionário sociocultural para serem conhecidos aspectos que impactem o processo ensino-aprendizagem.
– Estamos iniciando a avaliação externa da Nova Fase RJ, como parte integrante de uma política pública estruturante que fortalece nossas práticas pedagógicas. Utilizamos metodologias que não apenas identificam o que os alunos aprendem, mas também como aprendem. Esses resultados orientarão nossas ações, melhorando o processo de ensino-aprendizagem e garantindo uma educação pública de maior qualidade para nossos estudantes – explicou a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Rosana Mendes.
Após a realização das provas, serão organizados encontros e oficinas para análise dos resultados com a participação das equipes técnico-pedagógicas, professores e comunidade escolar.
Na Seeduc-RJ, o Sistema de Avaliação Formativa Nova Fase RJ está sendo coordenado pela Superintendência de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, da Subsecretaria de Gestão de Ensino. A realização é do Consórcio Cesgranrio-CAEd/UFJF.
Foto: Ana Cabral - Seeduc-RJ