Pernambuco
11.10.2024A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro, o Circuito de Formações da Educação do Campo. As formações, que aconteceram em Gravatá e Garanhuns, no Agreste do Estado, reuniram mais de 500 professores de 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).
Durante três dias, professores polivalentes, que são aqueles atuam nas turmas Ensino Fundamental – Anos Iniciais da EJA Campo, estudaram e produziram material didático pedagógico nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Todo trabalho buscou ampliar o letramento dos estudantes através do fortalecimento da leitura, da escrita, da oralidade, da capacidade de usar a matemática e as outras ciências para compreender o mundo, resolver problemas e tomar decisões conscientes.
No segundo momento, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro, foram os Professores Articuladores Territoriais (PATs) que participaram do circuito. A formação buscou fortalecer e ampliar o trabalho pedagógico que exige uma relação entre escola-comunidade-território. Planejamento; estratégias de acesso e permanência e sucesso escolar dos estudantes da EJA Campo foram alguns temas abordados durante os encontros.
“As formações buscam qualificar o atendimento escolar ao conjunto de populações do campo que buscam na escola aprender e, sobretudo, empoderar-se de um saber da ciência capaz de mudar sua vida e de sua comunidade. Todos os professores que atuam na EJA Campo vivenciaram uma experiência formativa de aprender com a ciência em diálogo com os sujeitos, os territórios num processo de pertencimento e de vivência escolar”, destacou a gerente de Políticas Educacionais do Campo, Waldênia Carvalho.