Educação de Santa Catarina realiza aula magna de formação para gestores escolares

Santa Catarina

28.06.2024

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), realizou a aula magna da primeira formação para os diretores escolares empossados em 2024, na última quarta-feira, 26. O curso será 100% online, na plataforma Moodle, e faz parte do Monitoramento e Avaliação da Aplicação do Plano de Gestão Escolar (MAAP). A carga horária será de 40 horas.

“As evidências e os estudos mostram que as organizações são o espelho de suas lideranças. As escolas são o espelho dos seus diretores. Penso que os diretores precisam ser criativos e dinâmicos. Nós estamos à disposição, sempre. Nós somos educadores, como vocês, e queremos o melhor para o ensino catarinense”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Durante a aula inaugural, os gestores escolares receberam orientações e conheceram os diretores do órgão central da secretaria. Os responsáveis pelas diretorias se apresentaram, explicaram suas competências e se colocaram à disposição dos gestores das escolas estaduais.

“É com esse carinho e afeto que recebemos esses 1046 diretores que tomaram posse este ano. Já se passaram seis meses. Quantos desafios, quantas situações muitos deles tiveram que enfrentar. Esta é uma formação para o dia a dia do diretor escolar, que poderá assistir no melhor momento para ele. O nosso objetivo é poder aperfeiçoar, aprimorar, sempre com o foco principal na qualidade de ensino”, concordou a secretária adjunta Patrícia Lueders.

A programação contou ainda com a palestra “Relações intra e interpessoais: A comunicação no ambiente escolar”, da diretora da EEB Felisberto de Carvalho, de Palmitos, Lenemar Lucia Penso Fraporti. Ela compartilhou sua experiência na gestão escolar, os desafios e aprendizados durante a carreira na Rede Estadual de Ensino.

O MAAP, lançado na última terça-feira, 25, também foi apresentado aos gestores escolares. A formação dos diretores faz parte desse processo, já que um dos eixos da avaliação será a aprovação em cursos para gestão escolar ofertados pela SED.

Nesta formação, os diretores escolares terão acesso a um cronograma de estudos, videoaulas, textos complementares, fóruns de discussão e deverão cumprir atividades obrigatórias. O acompanhamento da participação dos gestores será feito pelas Coordenadoria Regionais de Educação (CREs).