Educação de Santa Catarina finaliza aplicação dos simulados de avaliação da aprendizagem da rede estadual

Santa Catarina

30.09.2025

O Governo de Santa Catarina realizou a terceira e última etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem nesta terça-feira, 30, para 128 mil estudantes das turmas de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio das 1.038 escolas da rede estadual de ensino.  A iniciativa faz parte do Qualifica SC, do movimento Educação Levada a Sério, que tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.

“Hoje termina uma etapa fundamental do nosso processo de recomposição de aprendizagem dos estudantes da rede estadual, um dos principais focos do programa Qualifica SC. Vamos analisar os resultados para que possamos planejar e colher ótimos frutos de todo esse processo. A qualificação da aprendizagem é uma das grandes prioridades do nosso governador Jorginho Mello e estamos trabalhando diariamente para melhorá-la”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Os simulados são uma oportunidade para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas. 

Com eles, é possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes. Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas.

Devolutiva pedagógica

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou formações para 5 mil professores da rede estadual de ensino. Profissionais regentes de Língua Portuguesa e Matemática, do 5º e 9º do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, estiveram envolvidos nas capacitações em 13 polos estratégicos espalhados pelo estado.

As formações têm como principal objetivo fortalecer a compreensão sobre os processos de avaliação e recomposição das aprendizagens. Com esse preparo, os professores estarão mais aptos a elaborar ações pedagógicas voltadas às necessidades reais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento educacional e para a melhoria da qualidade do ensino em Santa Catarina.

Educação Levada a Sério

O Governo de Santa Catarina, por meio da SED, lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos que compõem a iniciativa: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.

As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região. Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.