Diferenciais no ensino evidenciam sucesso da Escola Estadual Cívico-Militar Senador Mário Motta

Mato Grosso

01.10.2024

Claryssa Amorim | Seduc-MT

A Escola Estadual Cívico-Militar Senador Mário Motta, situada em Cáceres, apresenta um panorama inovador no ensino fundamental e médio, priorizando a qualificação educacional e o bem-estar dos seus 940 alunos. O diretor da escola, professor Addson Ricardo Fischer, diz que a unidade tem uma proposta pedagógica fundamentada na disciplina e na organização. “A escola tem se destacado na formação de cidadãos conscientes, prontos para enfrentar desafios”.

Ele destaca que a proposta inclui uma formação integral que garante não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a formação de valores e comportamentos éticos. O foco na disciplina, segundo ele, como evidenciado por diversos depoimentos de pais e estudantes, tem sido um fator crucial no sucesso da instituição.

Outro aspecto que se destaca na escola é a atuação de profissionais civis e militares da reserva, que trazem um senso de organização e segurança ao ambiente educacional. Os educadores, com suas experiências variadas, colaboram para que os alunos aprendam em um espaço seguro e respeitoso. Essa combinação única de formação humanística e militar propicia um ambiente onde todos se sentem acolhidos e respeitados.

Addson Ricardo Fischer é o conhecido 'diretor civil' da escola, onde fica responsável pelo administrativo. Foto: Rodrigo Fonseca

“A escola também se preocupa com a inclusão, disponibilizando uma sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), completa o diretor, ressaltando que tem banheiros adaptados e outros recursos acessíveis garantindo que todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas, possam ter acesso ao conhecimento. “Esse comprometimento com a inclusão também reflete o objetivo de educar cada aluno em seu potencial máximo”.

Antônio Farias Neto, tem dois filhos matriculados na unidade. Um deles tem deficiência intelectual. Ele conta que na Escola Civico-Militar Mário Motta o aprendizado do filho avançou muito. “Apesar da dificuldade que ele tem na fala a sua comunicação também melhorou, o que me deixa mais tranquilo. Qualquer situação que ocorrer fora do comum, tenho a certeza que a primeira coisa que a escola fará será me avisar”.

Maycon Paulo Dias, pai de uma aluna, foi outro que expressou sua satisfação com a educação que sua filha recebe na instituição. Ele acredita que a escola proporciona um ambiente seguro e respeitoso, contribuindo para o aprendizado e o sucesso futuro de sua filha. Ele também fez questão de falar sobre a disciplina, que é de responsabilidade dos militares da reserva que atuam exclusivamente como monitores e sem qualquer influência sobre o pedagógico ou a gestão da escola. “A disciplina é uma referência da escola e reflete até fora dos seus muros”.

No inicio da implantação, Maycon Paulo sentiu receio da sua filha não se adaptar, mas depois percebeu a melhoria na vida dela. Foto: Rodrigo Fonseca

Os alunos também se mostram satisfeitos com o ambiente cívico-escolar. Carlos Eduardo Mendes, de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, fala sobre a liberdade que sente para prestar atenção nas aulas, mesmo em um contexto disciplinado. “Na minha visão todas as escolas deveriam ser como esta. Aqui as regras são cumpridas e todos ganhamos com isso. Acho bacana ver os monitores nos auxiliando e também aos professores”.

Júlia Pires, 17 anos, 3º ano, conta que em sala de aula é igual a qualquer outra escola, com os alunos aprendendo e o professor ensinando. “Os monitores não interrompem as aulas e cuidam apenas da disciplina no pátio e na entrada e saída da sala”. A estudante faz parte do grêmio estudantil e disse que vê muito apoio dos monitores em relação aos projetos, além da ajuda que já recebem da coordenação. “Essa escola foi um divisor de águas na minha vida. Eu precisava desta disciplina para conseguir organizar minha rotina escolar. Hoje, respeito horários não só aqui na escola, mas em casa também. Me tornei mais respeitosa com os meus pais e com outras pessoas. Amo a minha escola e todos as pessoas que aqui trabalham”.

Estudante disse que a escola cívico militar foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. Foto: Rodrigo Fonseca

Com uma biblioteca bem equipada, quadra de esportes coberta, pátio para formação e salas de aula climatizadas, a escola oferece um ambiente onde o aprendizado se torna mais agradável. A cozinha e refeitório também contribuem para a qualidade de vida, garantindo que os alunos tenham um espaço adequado para suas refeições.

A professora Janaina Moraes ressalta a transformação que ocorreu na escola após a implementação do modelo cívico-militar. Ela menciona que a organização e a disciplina trouxeram um novo clima escolar, que se reflete na disposição dos alunos tanto em sala de aula quanto em seus intervalos. “Vejo que os nossos alunos apresentam um comportamento mais respeitoso e calmo, o que favorece a aprendizagem”.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o uso de tecnologia é um dos grandes diferenciais da escola, que disponibiliza internet para uso pedagógico, Smart TVs e Chromebooks. “Esse acesso à tecnologia permite que os alunos se familiarizem com ferramentas modernas, essenciais para sua formação. A escola incentiva o uso desses recursos de maneira pedagógica, aumentando a interação e o engajamento dos estudantes com o conteúdo aprendido”.

Estudantes têm que se apresentar em sala de aula na entrada de cada professor. Foto: Rodrigo Fonseca

Ele observa que em um mundo que exige responsabilidade ambiental, a Escola Cívico-Militar Senador Mário Motta se compromete com práticas sustentáveis. É que a separação de lixo e a oferta de materiais didáticos diversificados, como jogos educativos, são exemplos desse compromisso. Além de educar, a escola promove uma mentalidade consciente em seus alunos acerca da sustentabilidade e da preservação ambiental.

“Se você, pai ou responsável quer que seu filho se sinta seguro, que aprenda muito mais e que sonhe em ingressar numa faculdade após o terceiro ano do ensino médio, o lugar dele é aqui, na escola cívico-militar”, finaliza o gestor cívico da escola, coronel da reserva do Exército, Danilo de Santana.

Coronel Danilo de Santana é o diretor militar da unidade, onde coloca regras e cobra disciplina dos alunos. Foto: Rodrigo Fonseca