Daqui pra o Mundo: Aniversário inesquecível em terras inglesas

Alagoas

21.08.2025

Oxford, Canterbury, Brighton, Bournemouth e Worthing. Para a grande maioria dos estudantes da rede estadual, essas cidades inglesas são apenas nomes em livros didáticos ou em filmes. Hoje, são o cenário de um sonho que se torna realidade para, pelo menos 100 deles, por meio do programa Daqui pra o Mundo, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que está transformando a vida de jovens talentos.

A experiência de quatro semanas na Inglaterra vai muito além das salas de aula, da imersão cultural e do aprimoramento do idioma. É, acima de tudo, uma jornada de autoconhecimento, de desbravamento, e, para alguns, de celebração. É o caso dos alunos que, durante o período de intercâmbio, festejam uma data muito especial: o aniversário.

 

Oxford: Onde a maioridade se encontra com a história

Em Oxford, a cidade universitária mais famosa do mundo, apelidada de “cidade dos pináculos sonhadores” e conhecida por ser a universidade de língua inglesa mais antiga, três jovens alagoanos celebram a maioridade de uma forma que jamais imaginaram.

Rickelme Cavalcante, de Igaci, foi o primeiro a comemorar 18 anos em solo britânico, no dia 14 de agosto. Com a paixão por animes e videogames, ele sonha em cursar Ciência da Computação e trabalhar de casa, uma profissão que lhe daria a liberdade de explorar suas outras paixões. “Nunca imaginei que minha festa de 18 anos seria em outro país; parece um sonho que se tornou realidade! Fui surpreendido pelos meus amigos e até pelo diretor da escola, que me comprou um bolo. Jamais me esquecerei disso!", disse o intercambista, emocionado.

Ethan Victor, de Senador Rui Palmeira, foi outro aluno que celebrou 18 anos em em solo britânico, no dia 17 de agosto. Com uma mente já voltada para o futuro, seu sonho é também cursar Ciência da Computação para, quem sabe, um dia trabalhar em uma grande empresa de tecnologia. Ele também tem um lado artístico forte, com o sonho de escrever sua própria história em quadrinhos.

E a lista não para por aí. Laura Costa, de Arapiraca, completará sua maioridade no dia 25 de agosto, também em Oxford. Seu foco é seguir carreira na área de Educação Física, com o objetivo de combinar pesquisa, inovação e impacto social, mostrando que a área vai muito além das quadras e academias.

Já Laíssa Lima, de Maceió, completará 18 anos no dia 5 de setembro, também em Oxford. Ela espera ter se encontrado verdadeiramente, pois a língua nunca foi uma grande barreira, mas, sim, quebrar suas próprias barreiras internas, seus medos, inseguranças e limites. Laíssa quer seguir viajando, estudando e trabalhando em algo que lhe permita usar a arte e a cultura para conectar pessoas e lugares.

 

Canterbury: O sabor da vida em uma cidade histórica

Em Canterbury, cidade com uma rica história que remonta ao período do Império Romano e famosa pelo assassinato do arcebispo Thomas Becket em sua catedral, o jovem Ruan Gois, de Arapiraca, comemorou seus 17 anos no dia 14 de agosto. Com uma forte inclinação para as Ciências Exatas, ele sonha em cursar matemática ou programação e usar o que aprender para criar soluções úteis e criativas que possam fazer a diferença.

Quatro sonhos em Worthing: Da justiça à arte

Em Worthing, uma pacata cidade litorânea conhecida por seu cais construído em 1862 e por ter sido o local onde Oscar Wilde escreveu a peça “A Importância de Ser Prudente”, a comemoração é tripla.

Emylle de Araújo, de Junqueiro, celebra 18 anos nesta quarta-feira, 20 de agosto. Seu grande sonho é cursar Direito e se tornar juíza, acreditando que assim poderá ajudar a construir um sistema mais justo e igualitário para o Brasil.

Kemilly Sotero, de Maravilha, completou 17 anos no dia 18 de agosto, e almeja cursar Psicologia, mas com foco na área da educação, pois acredita que muitos dos problemas sociais surgem da falta de conhecimento e oportunidade.

Laila Canuto, de União dos Palmares, completou 17 anos na última terça-feira, 19 de agosto. Apaixonada por rock e MPB, ela celebra a data com a paixão pela arte e cultura brasileiras, que ela acredita que merecem mais valorização no mundo.

Em Worthing, quem também completará 17 anos é Nicolas Nikson, de Jacuípe, no dia 2 de setembro. Ele gosta muito de jogar bola e assistir futebol, além de praticar diversos esportes e tirar fotos. Nicolas acredita que o intercâmbio será uma experiência fundamental para alcançar suas aspirações e também prepará-lo para sua futura profissão.

“Nunca imaginei que passaria algum aniversário meu fora, principalmente em outro país. Também nunca tinha pensado que iria fazer uma viagem nacional ou internacional de avião, e logo agora. Fico muito feliz por completar idade nova em outro país. Será inesquecível, mas triste, porque não vou estar com minha família por perto. Mas temos que agradecer a Deus pelas oportunidades que ele está me proporcionando”, revela Nicolas.

 

Brighton: Celebrando a vida em uma cidade vibrante

A cerca de 20 km dali, em Brighton, apelidada de “Londres à Beira-Mar” e famosa por suas praias de seixos, arquitetura diferenciada e por ser a capital LGBTQIAPN+ do Reino Unido, mais aniversários marcam a jornada.

Pedro Arthur, de Palmeira dos Índios, celebrou 18 anos no dia do embarque para o intercâmbio, 9 de agosto. Ele pretende seguir carreira na área de Ciências Exatas e, além de gostar de praticar esportes, valoriza o tempo que passa com pessoas importantes para ele.

Cauã Montenegro, de Maceió, atingiu a maioridade em 15 de agosto. Ele planeja se formar na área da Saúde e, assim como Pedro, adora praticar esportes e se manter ativo com vôlei, futsal e videogame.

 

Bournemouth: Aniversários à beira-mar e planos para o futuro

Por fim, em Bournemouth, uma estância balneária na Costa Sul, com 7 milhas de praias, jardins vitorianos e que já foi lar de grandes nomes da literatura como J.R.R. Tolkien e Robert Louis Stevenson, a lista de aniversariantes se completa.

Yasmin da Silva, de Maceió, que completou 17 anos no dia 14 de agosto, tem planos de cursar Ciências Contábeis para trabalhar em grandes empresas e já se encanta com a oportunidade de conhecer novas culturas.

Luanna Laurentino, também de Maceió, celebrará seus 17 anos em 27 de agosto. Seu sonho é, através dos estudos, conquistar um futuro melhor para ela e sua família, ingressar na Universidade e um dia morar fora do país.

 

Uma celebração de sonhos e futuro

É nesse contexto de novas amizades e paisagens que a celebração ganha um sabor único. O abraço da família e dos amigos em Alagoas é substituído pelo carinho dos colegas de intercâmbio, dos professores e das famílias anfitriãs.

O ‘Parabéns pra você’, que embala as comemorações nas casas brasileiras, ganha uma nova versão em inglês, com sotaque britânico e o calor da solidariedade que une todos os participantes da viagem.

A data de aniversário, que já é significativa por si só, torna-se ainda mais marcante quando celebrada a milhares de quilômetros de casa. Cada um desses jovens tem uma história única e um futuro brilhante pela frente, e o programa Daqui pra o Mundo se orgulha de fazer parte dessa trajetória.

Para celebrar, os aniversariantes ganharam bolos e foram surpreendidos pelos colegas, que se juntaram e fizeram uma ‘vaquinha’ para tornar o dia especial. As festas improvisadas nos intervalos das aulas e durante os encontros pelas cidades reforçaram a união do grupo e mostraram que os laços criados durante o intercâmbio são tão importantes quanto o aprendizado acadêmico.

Natalício Vieira / Ascom Seduc/Foto: Marina Sales/ Agência Alagoas 

 

Galeria de imagens