Currículo de Sergipe: professores avançam na formação para customização de cursos na Plataforma Moodle

Base Nacional Comum Curricular

13.11.2019

Na sala de reuniões do Serviço de Divisão de Tecnologia do Ensino (Dite), localizada na sede da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), os formadores e tutores do Currículo de Sergipe participaram na manhã desta terça-feira, 12, de uma formação sobre customização de cursos na Plataforma Moodle, um sistema de gestão de aprendizagem e plataforma educacional online que fornece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos. 

Esse momento corresponde à segunda etapa do processo de implantação do Currículo de Sergipe para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, cuja capacitação vai fornecer o acesso virtual e customização de cursos dos componentes curriculares de acordo com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A Formação foi comandada pelas técnicas pedagógicas do Dite, Adriana Menezes e Soraya Brito. 

De acordo com Adriana Menezes, a formação será dividida em dois momentos. Na primeira etapa, as técnicas irão ensinar aos professores formadores como customizar um curso na plataforma moodle, e o último encontro vai se concentrar na conclusão da formação a fim de sanar as dúvidas que ainda persistirem. 

O coordenador Estadual do Programa de Apoio à implementação da BNCC (ProBNCC) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Rogério Tenório, esclarece que os formadores participaram do processo de formação presencial e agora se preparam para conduzir o processo de formação online. Para ele, a capacitação também pretende possibilitar aos formadores produzir, atualizar e realizar a manutenção dos cursos na plataforma para que alcance os cerca de 16 mil professores sergipanos. 

Ainda segundo Rogério, a carga horária do curso superior a 18 horas vai ajudar a complementar o conteúdo que está sendo construído nos encontros presenciais. "As temáticas e atividades que a gente pode aprofundar no curso a distância está sendo inserido na plataforma para que os professores tenham como fortalecer os seus conhecimentos", concluiu.