Criações textuais e apreciação da leitura são trabalhadas na EE Afonso Pena

Mato Grosso do Sul

12.11.2024

 Na Escola Estadual Afonso Pena, em Três Lagoas, as disciplinas de Língua Portuguesa (9º ano de ensino fundamental ) e Literatura (2º ano do ensino médio) são desenvolvidas de maneira lúdica, por meio de dois projetos distintos, implementados pela professora responsável Thais Pascoal.

O primeiro projeto consiste na seleção bimestral de uma obra literária que serviu como eixo central das atividades pedagógicas. Por intermédio da leitura da obra, os alunos não apenas experimentaram o prazer da literatura, mas também foram incentivados a produzir uma variedade de criações textuais lúdicas.

Entre as atividades propostas, destacam-se a elaboração de poemas, a criação de fotonovelas, a produção de vídeos, a realização de seminários, a confecção de paródias e a musicalização dos próprios poemas. Estas atividades têm como objetivo primordial estimular o interesse e o encantamento dos alunos pelas obras literárias em questão.

“Vale ressaltar que esse projeto foi inspirado nas aulas da professora Joselia Vicente, atual vice-diretora da escola, que anteriormente mobilizava um projeto encantador intitulado -Literatura não tem idade”, enfatiza diretora adjunta Joselia Vicente.

Clube do Livro

O segundo projeto, denominado “Clube do Livro”, é desenvolvido pela professora em um formato extracurricular, contando com o incentivo e apoio da Coordenadora de Práticas Inovadoras Marjorie Jaqueline Póvoas. Esse projeto é aberto a todos os alunos da escola e visa promover um ambiente inclusivo que favoreça a apreciação da literatura.

Ao longo do semestre, os alunos participaram ativamente do processo de seleção dos livros a serem discutidos, que ocorreu sob a curadoria da professora Thais. Em um dia específico do semestre, realizou-se uma discussão em grupo acerca das obras escolhidas, proporcionando aos alunos a oportunidade de compartilhar suas considerações e reflexões. Este dia foi aguardado com grande expectativa pelos estudantes, gerando uma atmosfera contagiante de entusiasmo e troca de ideias.

“O objetivo central de ambos os projetos é fomentar o gosto pela leitura e resgatar o prazer inerente à prática literária entre os alunos, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural e crítico dos estudantes na esfera literária”, finaliza diretora Eliane Sacramento Rocha.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar