Mato Grosso do Sul
12.11.2024Na Escola Estadual Afonso Pena, em Três Lagoas, as disciplinas de Língua Portuguesa (9º ano de ensino fundamental ) e Literatura (2º ano do ensino médio) são desenvolvidas de maneira lúdica, por meio de dois projetos distintos, implementados pela professora responsável Thais Pascoal.
O primeiro projeto consiste na seleção bimestral de uma obra literária que serviu como eixo central das atividades pedagógicas. Por intermédio da leitura da obra, os alunos não apenas experimentaram o prazer da literatura, mas também foram incentivados a produzir uma variedade de criações textuais lúdicas.
Entre as atividades propostas, destacam-se a elaboração de poemas, a criação de fotonovelas, a produção de vídeos, a realização de seminários, a confecção de paródias e a musicalização dos próprios poemas. Estas atividades têm como objetivo primordial estimular o interesse e o encantamento dos alunos pelas obras literárias em questão.
“Vale ressaltar que esse projeto foi inspirado nas aulas da professora Joselia Vicente, atual vice-diretora da escola, que anteriormente mobilizava um projeto encantador intitulado -Literatura não tem idade”, enfatiza diretora adjunta Joselia Vicente.
Clube do Livro
O segundo projeto, denominado “Clube do Livro”, é desenvolvido pela professora em um formato extracurricular, contando com o incentivo e apoio da Coordenadora de Práticas Inovadoras Marjorie Jaqueline Póvoas. Esse projeto é aberto a todos os alunos da escola e visa promover um ambiente inclusivo que favoreça a apreciação da literatura.
Ao longo do semestre, os alunos participaram ativamente do processo de seleção dos livros a serem discutidos, que ocorreu sob a curadoria da professora Thais. Em um dia específico do semestre, realizou-se uma discussão em grupo acerca das obras escolhidas, proporcionando aos alunos a oportunidade de compartilhar suas considerações e reflexões. Este dia foi aguardado com grande expectativa pelos estudantes, gerando uma atmosfera contagiante de entusiasmo e troca de ideias.
“O objetivo central de ambos os projetos é fomentar o gosto pela leitura e resgatar o prazer inerente à prática literária entre os alunos, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural e crítico dos estudantes na esfera literária”, finaliza diretora Eliane Sacramento Rocha.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar