Olimpíada de Língua Portuguesa
12.09.2019Campo Grande (MS) – Durante todo ano letivo de 2019, professores e estudantes das escolas públicas de Corumbá e Ladário, realizaram uma série de atividades em sala de aula, voltadas a classificação para 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores (as) de língua portuguesa.
O tema “O lugar onde vivo” propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar conhecimentos sobre a realidade local. Essa etapa, nas escolas de Corumbá e de Ladário, começou no dia 20 de fevereiro e culminou com a seleção de trabalhos pela Comissão Julgadora Municipal, no último dia 05 de setembro para a Etapa Estadual.
Corumbá
As produções selecionadas foram: Categoria Poema:Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Sebastião Rolon e Extensões, título: Meu Taquari, estudante, Josenil Sodré Oliveira Castilho e professora, Camem Lúcia M. Severino. Categoria Memórias Literárias: Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, título: Antigas Ternuras, estudante, Vinicius Rodrigues Giordano e professora, Gilselene de Araújo, da Escola Municipal Rural Paiolzinho, título: Festa da Integração, estudante, Semir Mendes Rebollo e professora: Glaucia Adriana A. da Cruz Silva.
Na categoria Crônica: Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, título: Sua florada em agosto, estudante, Adriane Chaves Moreno da Paz e professor: Lourival Monteiro de Moraes, Escola Municipal de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga e Cemei Parteira Valódia Serra, título: O “peixe” de cada dia´, estudante, Ana Carolina Campos Costa e professora: Janaína da Silva Rosa. Categoria Documentário: Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho – Escola da Autoria, título: Corumbá dos meus sonhos, estudantes, Rafaella Luise Alvares Gomes, Samer Adryan Lopes G. Pires e Pio Augusto de Moraes Neto e professora Cheile de Paula Pereira.
Na categoria Artigo de Opinião: Escola Estadual Maria Helena Albaneze, título: Na rota da reparação, estudante, Anthony Carlos Aparecido dos Santos Silva e professora: Jéssica Pimenta da Silva Victório. Na categoria
Ladário
No município de Ladário, a Escola Estadual 2 de Setembro foi selecionada para participar da etapa estadual em duas categorias: Documentário: Título: Pérola do Pantanal, com estudantes, Henderson Mendes da Silva; Karoline Lima Soares e Katia Maurielly Rodrigues Santos e professor: Rodrigo Cabral da Silva. Já na categoria Artigo de Opinião: Título: Nossa esperança, nossa subsistência, com estudante Mirian de Brito Sorrilha e professor: Rodrigo Cabral da Silva
Já a Escola Estadual Leme do Prado teve o seguinte trabalho selecionado: Categoria Memórias Literárias, com título: Tempo Bom, com estudante, Marcelly Ribeiro Duarte e professora: Eucileia M. de Souza Feitosa.
As produções de poemas, memórias literárias, crônicas, artigos de opinião e documentários ainda passarão pela etapa Estadual, nos dias 26 de setembro a 11 de outubro, posterior, etapa Regional, nos dias 23 de outubro a 19 de novembro e Nacional com data marcada para 23 de novembro, “com Evento de premiação nacional, caso os textos selecionados nesta etapa Municipal sejam classificados nas demais etapas, previsto para dezembro de 2019”, enfatiza coordenadora Regional de Educação de Corumbá (CRE-3), Maria Eulina Rocha dos Santos
Texto: Adersino Junior Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul