Coordenadoria Regional de Educação realiza socialização de práticas pedagógicas do Programa MS Alfabetiza

Mato Grosso do Sul

21.12.2022

Coordenadoria Regional de Educação de Dourados (CRE 05) realizou no dia 14 de dezembro, no Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, a “Socialização de Práticas Pedagógicas do Programa MS Alfabetiza - – Todos pela Alfabetização da Criança”.

O evento teve por objetivo, socializar um breve relato de experiências exitosas, que aconteceram a partir das formações continuadas, trilhando caminhos para o processo de alfabetização em Mato Grosso do Sul e articulando teoria e prática contexto da Educação Infantil , ofertadas aos professores alfabetizadores e professores que atuam na educação infantil;  assim como o desenvolvimento de práticas pedagógicas, com efetiva participação dos estudantes, tendo como suporte, os livros de 1º  e 2º ano da  “Coletânea MS Alfabetiza”.

O encontro que contemplou os doze municípios jurisdicionados à CRE 05 (Caarapó, Deodapólis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina) foi marcado pela participação  efetiva de professores e estudantes, por meio de músicas/danças: “roda de tereré” e mostras de trabalhos, organizados nas formas, impressas e orais.

De acordo com as professoras formadoras/pedagogas da CRE 05, Lucimeire Aparecida Garcia Calado e Daniela Bergmann Wagner, a avaliação de Fluência em Leitura e do Sistema de Avaliação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS), são importantes  instrumentos para o acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, durante este primeiro do Programa MS Alfabetiza.

Para o coordenador Regional de Educação de Dourados, Nei Elias Coinethe de Oliveira, o fortalecimento da gestão escolar, a cooperação entre Estado e Municípios e a oferta de material didáticos escolar, são elementos indispensáveis na implantação de uma política educacional de qualidade junto ao  processo de alfabetização dos estudantes no Estado de Mato Grosso do Sul.