Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar é promovido pelo governo de RO

Rondônia

22.11.2024

O governo de Rondônia promoveu nos dias 19, 20 e 21 de novembro, o X Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar e II Fórum de Esporte Escolar 2024, com o tema “Neurodiversidade em movimento: desafios e avanços da Educação Física e Esporte Escolar”, em Porto Velho.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Congresso teve a cerimônia de abertura às 14h na terça-feira (19), no auditório de uma instituição de ensino superior parceira do evento, e contou com a participação de mais de 400 profissionais e estudantes de educação física do estado.

Mais de 400 profissionais e estudantes participaram do Congresso

De acordo com o gerente de educação física, Alan Raniere, responsável pela organização do evento, o congresso tem por objetivo capacitar e atualizar os profissionais da área, visando potencializar a ação do professor de educação física nas escolas do estado. “Este congresso promove capacitação e conscientização aos educadores físicos do estado, quanto à importância do seu trabalho, que vai além das quadras esportivas”, ressaltou. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na capacitação dos profissionais de educação fazem parte do plano estratégico do estado, em melhorar ainda mais, a qualidade do ensino público. “É importante termos profissionais atualizados e capacitados em cada âmbito da educação, e os educadores físicos são muito importantes na trajetória de desenvolvimento de um estudante”, ressaltou. 

Durante os três dias de congresso foram realizadas palestras; minicursos; mesa redonda; atividades e práticas de cada modalidade esportiva, conduzindo os profissionais ao cotidiano escolar, considerando as perspectivas de avanço e desenvolvimento do esporte no estado de Rondônia.

Para a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, a educação deve caminhar em constante evolução, para isso são realizadas diversas formações continuadas em todas as diretrizes da educação de Rondônia. “Este congresso é de fundamental importância para os nossos professores de educação física, pois se trata de temas relevantes como a neurodiversidade em movimento, e para isso, os nossos educadores precisam estar atualizados, para melhor atender esta demanda nas escolas do estado”, pontuou.