Tocantins
07.03.2025As escolas e os professores que desenvolvem ações alusivas a questões da água no Planeta têm agora uma excelente oportunidade de participarem da 6ª edição do Concurso Internacional: A água que queremos. Neste ano, o tema do concurso é “Preservando e cuidando da nossa herança hídrica – The Water We Want”. As inscrições serão realizadas até o dia 26 de abril de 2025, no e-mail museudaagua@mail.uft.edu.br.
O concurso tem o objetivo de engajar crianças, pré-adolescentes e jovens na exploração e valorização dos diversos legados da água, naturais, culturais, tangíveis e intangíveis, criando estratégias para garantir um futuro mais sustentável.
Podem participar estudantes de 6 a 25 anos, matriculados no ensino fundamental, ensino médio e superior, nas categorias desenhos, vídeos e outras criações artísticas como poemas, fotos, paisagens, pôsteres de página única, sobre a temática da água doce.
Os trabalhos devem ter como foco a água doce e sua relação com a biodiversidade, mudanças climáticas e os diversos aspectos dos legados hídricos.
Premiação
Os estudantes que se destacarem com as melhores criações em cada categoria e faixa etária recebem um prêmio no valor de 250 euros e um certificado assinado pelo Wamu-Net. E todos os trabalhos selecionados serão exibidos em exposições digitais e podem ser apresentados em museus de todo o mundo, ampliando a divulgação e visibilidade dos trabalhos.
O concurso tem a iniciativa da Rede Global de Museu da Água (Wamu-net), que tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No Tocantins, a responsável pelo concurso é a professora Liliana Pena Naval, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Museu das Águas Brasileiras - https://museudasaguasbrasileiras.org.
“Este concurso apela às jovens gerações em todo o mundo para explorar a importância crucial de qualquer forma de patrimônio da água, tanto natural como cultural, tangível e intangível, de forma criativa”, explicou a professora Liliana.
Walquiria de Souza Milhomem, gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacou a importância de as escolas participarem das olimpíadas e concursos estudantis. “Participar do Concurso Internacional da Água é fundamental para incentivar a sensibilização ambiental entre os estudantes. Por meio de criações artísticas como desenhos, poemas, textos e vídeos, os jovens podem explorar a importância da preservação hídrica e desenvolver soluções sustentáveis. Além do aprendizado, a competição oferece visibilidade internacional e premiações, motivando o engajamento. É uma oportunidade única de integrar a educação à valorização da água. Participar fortalece a conexão entre conhecimento, arte e preservação do nosso patrimônio hídrico”, esclareceu Walquiria.
Destaque Tocantins
No concurso anterior, os estudantes Wesley Kelvy Andrade da Silva, da Escola Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro; Lucas Fidelis, da Escola Estadual Ana Macedo Maia, de Porto Nacional; e Paula Tamkakre da Escola Indígena Tekator, no município de Tocantinópolis, foram destaques no concurso, alcançando a fase internacional. Os seus desenhos estão em exposição na galeria de premiação https://palmas.uft.edu.br/museudasaguasbrasileiras/galleries/aaguaquequeremos2024/.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins