Mato Grosso do Sul
22.03.2024Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel, que oferta educação em tempo integral, em Campo Grande, realizou nesta quarta-feira, 20 de março, a acolhida que teve como temática as competências socioemocionais.
A ação foi organizada pelos estudantes do 2º ano A do ensino médio, com orientação da professora coordenadora de Práticas Inovadoras Mirian Buzzolo e professora de matemática Patrícia Lemes.
Termômetro de sentimentos
Estudantes e trabalhadores em educação, na entrada, no momento do acolhimento, antes do começo da aula, foram convidados a refletir sobre suas emoções por intermédio de um Termômetro de Sentimentos. Os estudantes usaram um imã para que quem entrasse pudesse assinalar como estava se sentindo, além disso receberam um adesivo, expressando seus sentimentos naquele momento, para que pudesse colar e usar durante o dia.
“Essa foi uma importante iniciativa para trazer reflexão sobre a aprendizagem referente ao modo de pensar e sentir, o que estimula o desenvolvimento integral dos estudantes. Ressalta-se que as competências socioemocionais também estão inseridas na Base Nacional Comum Curricular, este versa sobre a valorização dos estudantes em sua singularidade e diversidade, afirmando que todos deve ter oportunidades de desenvolvimento integral”, menciona diretora Valéria Calderoni
Observou-se que a maioria dos participantes indicou, pelo Termômetro dos Sentimentos, otimismo e felicidade. “Esse foi um momento singular, reflexivo e emotivo a todos”, finalizou diretora adjunta Juliana Rodrigues.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar