IDEB
23.09.2025Nesta terça-feira (23) a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) promoveu uma reunião com todos os gerentes regionais de educação, o governador João Azevêdo e o secretário titular da pasta, Wilson Filho e os secretários executivos de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim e de executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves e Bruna Lersch. O motivo do encontro foi mobilizar todas as Gerências para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que acontece de 19 a 25 de outubro em toda a Paraíba. Os dados dessa avaliação serão utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.
Na ocasião, o governador João Azevêdo reforçou a importância do trabalho de mobilização coletiva que vem sendo realizado pela SEE para a potencialização dos índices da Paraíba neste índice. “Agradeço o compromisso de vocês, porque sairemos daqui hoje buscando cada escola, cada diretor, professor. Por mobilizarem os professores de toda a Paraíba e fazer com que os alunos que, são os verdadeiros protagonistas das nossas escolas, possam incentivar outros estudantes a realizarem a avaliação. Essa adesão é essencial para que a gente consiga comprovar a nossa evolução”, destacou.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, pontuou as iniciativas que foram realizadas pela Secretaria em 2025, com foco na aprendizagem e no estudante, para alavancar o resultado do estado no IDEB. “Os nossos esforços são para assegurar a frequência escolar e a aprendizagem de qualidade. Com programas como o Passe Livre Estudantil, ações como a distribuição de kits escolares no início do ano letivo e o registro em tempo real da frequência e das notas, conseguimos manter nossos alunos na escola e ter um monitoramento mais preciso do aprendizado. Neste ano também implementamos o Índice de Eficiência da Gestão, o IEG, que assegura esse raio-x em tempo real. Implementamos também os Comitês de Gestão de Resultados de Aprendizagem, com participação ativa do colegiado de diretores da Paraíba. Com os núcleos de recomposição da aprendizagem, damos mais um passo para que cada estudante avance com sucesso no seu percurso escolar. Então os bons resultados no IDEB serão consequência desse trabalho”, ressaltou Wilson Filho, secretário de Estado da Educação da Paraíba.
Além dos 16 gerentes regionais, do governador e dos secretários, também participou do encontro a gerente de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bruna Lersch. A Secretaria atualmente conta com uma parceria pedagógica com a instituição, para alavancar o ensino e a aprendizagem na Rede Estadual. “Temos uma meta de melhorar os indicadores de frequência, fluxo e aprendizagem de cada escola, mas não focamos apenas em números. O propósito é fomentar o aprendizado do estudante com práticas pedagógicas envolventes e multidisciplinares. É aí onde a parceria com a FGV tem sido essencial”, explicou Wilson Filho.
Paraíba no IDEB - Apresentamos avanços significativos no último Ideb (2023), divulgado pelo Ministério da Educação - MEC, com destaque para a recuperação da aprendizagem e o aumento das taxas de aprovação após a pandemia. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a rede pública superou a meta prevista, alcançando índice de 5,3 pontos, 96% de aprovação e crescimento na nota média padronizada em Português e Matemática (de 5,15 em 2021 para 5,38 em 2023). Nos anos finais, o rendimento subiu para 84%, contra 78% em 2019, e no Ensino Médio também houve melhora, de 83% para 84%, evidenciando a retomada e evolução dos indicadores educacionais do estado.