Com investimento de R$ 10 milhões, governador inaugura colégio em Mauá da Serra

Paraná

01.10.2024

Uma espera de anos chegou ao fim. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta terça-feira (1º) o Colégio Estadual Vilson Miranda, em Mauá da Serra, no Vale do Ivaí. É a segunda unidade educacional do Estado na cidade, dividida pela BR-376. A nova estrutura recebeu investimento de R$ 10 milhões, via Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

 

Ratinho Junior destacou que a nova estrutura irá reforçar o ensino público do município, respondendo a uma demanda de anos da população. “Estamos entregando uma escola novinha para Mauá da Serra, já com os equipamentos de ar-condicionado que serão instalados em todas as salas de aula. É o Paraná com a melhor educação do Brasil, trazendo o que há de melhor no ensino, tanto na parte física, na estrutura da escola, quanto na parte pedagógica”, afirmou.

 

“O Paraná hoje é referência em educação pública. Somos primeiro lugar no Ideb, estamos avançando com a contratação de mais 1.100 professores, totalizando 3.500 novos professores que estão entrando para a rede estadual e, automaticamente, vão ter a oportunidade de fazer parte da melhor educação do Brasil”, concluiu o governador.

 

A reivindicação por uma nova unidade escolar na cidade vem desde 2011. Mauá da Serra tem uma população de 9.383 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O único colégio estadual da cidade, o João Plath, tem cerca de 1,4 mil alunos, 14,8% do total de residentes. Com a duplicação da BR-376, Mauá da Serra ficou divida entre os lados oeste e leste, com os estudantes tendo que atravessar a rodovia para poder estudar.

 

ESTRUTURA – Com a inauguração desta terça, os alunos que moram do lado oeste não precisarão mais atravessar a rodovia para estudar. O Colégio Estadual Vilson Miranda irá atender 240 alunos, distribuídos entre ensino integral durante o dia, nas modalidades de ensino fundamental e médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

 

São oito salas de aula, que serão equipadas com ar-condicionado, além de cozinha, refeitório, laboratórios, quadra poliesportiva coberta, pátio, estacionamento, ambientes administrativos e pedagógicos, distribuídos em uma área total construída de 2.834,45 m². O colégio conta ainda com acessibilidade completa, com rampas de acesso, elevador e piso tátil.

 

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o novo colégio visa atender de forma adequada os estudantes, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento educacional. “Uma escola novinha entregue para toda a comunidade do Mauá da Serra. Era um desejo de toda a população ter um colégio estadual com essa infraestrutura, com ar condicionado, laboratório, quadra poliesportiva, refeitório e muito mais. O Paraná, que tem a melhor educação do Brasil, também entrega a melhor infraestrutura do País”, ressaltou.

 

A diretora do novo colégio, Rosângela Cilene Ferreira, ressalta que os estudantes terão uma estrutura completa para sua formação, já pensando em seus futuros como cidadãos. “Esse colégio vai atender os alunos tanto com o aprendizado normal, que eles têm no ensino regular, quanto com atividades extras no contraturno com o ensino integral, participando de aulas de educação financeira, empreendedorismo, robótica e protagonismo juvenil”, salientou.

 

Outro ganho é com a segurança dos alunos. “Nós sofremos muito no passado porque era muito arriscado eles atravessarem a BR-376, mesmo com a construção de uma passarela. A nossa dificuldade era ser um colégio único, que já não comportava mais o número de alunos, então a construção desse novo colégio vai tirar essa sobrecarga, oportunizando mais espaço e uma área mais arejada para os alunos”, finalizou.

 

As matrículas dos estudantes devem começar já nos próximos dias, junto com os mais de 2.100 colégios estaduais.