Tocantins
11.12.2019Técnicos das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) participam, em Palmas, nos dias 11 e 12, da formação continuada da educação profissional técnica de nível médio. As atividades tiveram início na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Campus Graciosa.
A formação visa atualizar os técnicos das Diretorias Regionais da Educação que atuam junto aos profissionais das unidades de ensino e que contam com a educação profissional técnica de nível médio. Serão abordados temas ligados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), entre outros documentos.
Na abertura dos trabalhos, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou a importância do momento para a Educação Profissional. "É uma iniciativa de empoderamento dos nossos técnicos que atuam diretamente nos municípios. A BNCC e a Educação Profissional estão entre as principais pautas da educação na atualidade", explicou.
O gerente de educação profissional, Joziel Gomes, falou da visão estratégica do trabalho realizado nos municípios, visando à integração dos jovens no mercado de trabalho. "Trabalhamos com um ensino médio sólido, alinhado com uma formação para a atuação no mercado profissional e precisamos estar sempre atentos com a realidade do município para termos o resultado esperado”.
A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, Maria de Lurdes Leôncio Macedo, falou do 5° itinerário da BNCC. "Queremos que nossos estudantes ingressem no ensino superior, mas nesse percurso o curso técnico é o meio para eles conseguirem ingressar no mercado de emprego e se manterem. Com base no 5° itinerário, trabalharemos com mais evidência o empreendedorismo, por exemplo".
Participantes
A técnica de inspeção escolar da DRE de Gurupi, Patrícia Moreira Lacerda, destacou que a formação ajudará na implantação de novos cursos técnicos. "Os municípios estão demonstrando maior interesse na implantação de novos cursos e essa também é uma proposta prevista nos itinerários da BNCC. Acredito que, com essa formação, estaremos mais preparados para esse cenário", explicou.
A também técnica de inspeção escolar da DRE de Porto Nacional, Lara Raquel Aires dos Santos, lembrou que o momento é propício na preparação para o próximo ano letivo. "Já estamos nos aproximando de 2020 e precisamos nos preparar para atender às demandas das unidades de ensino dos municípios que integram nossa DRE. Com as informações que iremos receber, teremos subsídios para atuarmos nas Regionais", pontuou.