Com 12 mil cursistas, 2ª jornada do Grupo de Estudos Formadores em Ação nos Municípios começa nesta terça-feira

Paraná

06.08.2024

Tem início, nesta terça-feira (06), a segunda jornada do Grupo de Estudos Formadores em Ação Municípios, programa de formação continuada para professores das redes municipais de ensino. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), organizada pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM), que integra o Programa Educa Juntos, tem o objetivo de aprimorar a educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino, por meio do regime de colaboração entre estado e municípios. Esta etapa do Grupo de Estudos se estenderá até o dia 25 de outubro e dará continuidade ao trabalho iniciado na primeira jornada de 2024 (realizada de 18 de março a 21 de junho), da qual participaram 12 mil cursistas.

 

Enquanto a primeira jornada teve como foco a alfabetização, a segunda jornada abordará conteúdos inéditos dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, que serão abordados com base no material de apoio didático do programa Educa Juntos. O programa abrange um total de 12 encontros, onde serão trabalhados diversos temas específicos. Em Língua Portuguesa, por exemplo, os cursistas irão se aprofundar em leitura, gêneros textuais e produção textual. Já em Matemática, os temas incluem raciocínio lógico, resolução de problemas, números e álgebra, geometria, tratamento da informação e grandezas e medidas.

 

No total, a jornada contará com a participação de 12 mil cursistas e as aulas serão ministradas via Google Meet, com duração de 1 hora e 40 minutos cada. As turmas serão compostas por 20 a 25 participantes, totalizando 600 turmas distribuídas entre manhã, tarde e noite. As aulas e atividades interativas acontecerão via Google Classroom.

 

Sobre o Formadores em Ação nos Municípios - O Grupo de Estudos Formadores em Ação nos Municípios é um programa de formação entre pares (de professor para professor) que visa aprimorar a prática pedagógica e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. As intervenções pedagógicas apresentadas nos encontros são pensadas para gerar melhorias no desempenho educacional, consolidando o compromisso com uma educação de qualidade ainda maior em toda a rede estadual de ensino.

 

A jornada de 2023, que foi a pioneira, teve 9 mil inscritos e ocorreu de setembro a novembro. Este ano, participaram da primeira jornada, 12 mil cursistas. A segunda jornada também conta com a participação de 12 mil inscritos, reafirmando a demanda pela formação continuada entre os professores.

 

Para 2025, já estão previstas expansões do programa, com a inclusão de formações voltadas para a gestão escolar e também para capacitação de professores do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com um foco específico em Matemática.