Colégio Estadual Rachel de Queiroz realiza projeto para despertar o interesse dos estudantes pela Matemática

Tocantins

05.09.2024

Desde o mês de abril deste ano, o Colégio Estadual Girassol de Tempo integral Rachel de Queiroz, de Palmas, realiza o projeto “Explorando a Matemática” com os estudantes do Ensino Médio da unidade escolar. O projeto tem o intuito de despertar o interesse dos jovens na matéria, criando recursos tecnológicos para o uso da matemática no cotidiano, além de incentivar que os alunos participem ativamente, construindo seus conhecimentos de forma significativa e prazerosa.

Com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pela Matemática, o Colégio Estadual Girassol de Tempo integral Rachel de Queiroz, de Palmas, desenvolveu o projeto “Explorando a Matemática”. Realizado desde o mês de abril deste ano, o projeto é realizado com os alunos do Ensino Médio da unidade escolar.

O projeto é trabalhado com os estudantes de diversas atividades, como a oficina de jogos eletrônicos; criação de jogos envolvendo a matemática; produção e exposição de painéis sobre os matemáticos e como a matemática está presente no mundo; criação de um espaço temático com jogos de tabuleiro com campeonato de tabuada, desafios de raciocínio lógico e desafios com tangram, um quebra-cabeça de origem chinesa.

Durante o projeto também foi elaborado o “Show do Milhão Matemático”, que consiste em uma gincana com desafios de raciocínio lógico, geometria, álgebra e aritmética, bem como o desafio do “The Voice Matemático”, onde os estudantes puderam criar e cantar paródias envolvendo objetos de conhecimento matemáticos.

O professor da área de Matemática e suas Tecnologias, Washington Miranda da Silva, afirma que existe a necessidade de tomar medidas mais criativas para melhorar o interesse dos estudantes no componente de matemática. “Trabalhar a oficina de jogos eletrônicos tem sido gratificante, pois estou tendo a oportunidade de conhecer melhor os estudantes e também observar o desenvolvimento criativo, o engajamento, sociabilidade e o protagonismo”, explicou.

Segundo o estudante João Pedro Silva, as atividades realizadas durante esse período têm tornado o aprendizado mais prazeroso. “O projeto tem sido bastante interessante do ponto de vista do desenvolvimento do raciocínio lógico, desafio e prática”, pontuou.

A estudante Carolinny Cruz ressalta que o projeto apresenta aos estudantes novas aprendizagens, integrando a matemática, diversão e tecnologia. “A modalidade de jogos eletrônicos demanda muitas aulas para que possamos desenvolver as competências e habilidades, mas vale à pena, pois é uma forma divertida de aprender, além de ser muito satisfatório observar os resultados”, disse.

A estudante Amanda Mota ressalta que o projeto é muito importante para o aprendizado dos estudantes. “É um meio de aprender matemática de forma descontraída e divertida e assim despertar maior interesse nos estudantes”, destacou.

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins