Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos promove educação interativa com gamificação em Gurupi

Tocantins

04.09.2024

A incorporação de novas tecnologias e métodos inovadores no processo educacional tem gerado transformações significativas no ambiente escolar. Um exemplo dessa tendência foi a aula realizada nesta quarta-feira, 4, com os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos, em Gurupi.

A iniciativa, conduzida pela professora de Ciências da Natureza Daniela Leda Barros, com o apoio da técnica de currículo Darlene de Carvalho Silva, visa integrar a criação de jogos educativos em sala de aula utilizando os chromebooks fornecidos pela escola.

Durante a aula os estudantes participaram de um jogo desenvolvido para explorar as características dos biomas brasileiros e a importância de sua preservação. A atividade, que envolveu o uso de chromebooks, foi recebida com entusiasmo pelos alunos. A estudante Isabelle Lima Coelho de Oliveira destacou sua empolgação com a nova metodologia. "Poder jogar e aprender o conteúdo ao mesmo tempo é muito legal!", pontuou.

A Gamificação como Ferramenta Educacional

A gamificação consiste em aplicar elementos de design de jogos em contextos educacionais e tem se mostrado uma poderosa ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao transformar o conteúdo curricular em desafios e atividades interativas, essa abordagem não apenas facilita a compreensão de conceitos complexos, mas também torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente para os alunos.

A técnica de Currículo, Darlene Carvalho Silva, comentou a importância da gamificação em sala de aula. “Desenvolver o jogo com os estudantes nos mostrou que integrar a tecnologia como metodologia ativa é essencial para o progresso dos nossos alunos”, destacou.

Impacto Positivo no Desempenho e Motivação dos Alunos

A professora Daniella Leda Barros, ressalta que os benefícios da gamificação são notáveis. "O uso da tecnologia tornou as aulas mais atrativas, com estudantes mais focados em concluir suas atividades. Eles também demonstram maior interesse e participação nas atividades propostas", pontuou.

O jogo desenvolvido na aula e outros jogos criados podem ser encontrados no site criado pela técnica de currículo: https://sites.google.com/view/sre-cnt-gurupi/gamifica%C3%A7%C3%A3o

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo Tocantins