CMTO José Alves de Assis promove a 1ª Olimpíada em História do Tocantins

Tocantins

17.10.2024

O Colégio Militar do Estado Tocantins (CMTO) José Alves de Assis, de Pindorama do Tocantins, realizou nesta quinta-feira, 17, a culminância da 1ª “Olimpíada em História do Tocantins”. O projeto foi desenvolvido sob a orientação do professor de História, com equipes multisseriadas compostas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, bem como utilizar as tecnologias disponíveis na escola, como os chromebooks, para potencializar a argumentação e a produção de gêneros digitais como podcast, vídeos curtos, slides e textos.

Durante o evento foram realizadas provas em equipe, quiz e amostra dos vídeos e materiais confeccionados pelos estudantes. Ao final foi feita uma cerimônia de premiação com os três melhores trabalhos apresentados. 

O professor de História, Tercino Pinto Belém, revela que o projeto foi um sucesso. “Desenvolver o protagonismo dos estudantes através das mais diversas possibilidades de aprendizagens foi o mais importante de todo percurso. Vê-los iniciar o processo com o levantamento de informações até a produção dos vídeos e podcast com tanto empenho foi gratificante e mostra o potencial que a escola tem e deve fazer no cumprimento da sua missão, que é levar conhecimento e aprendizagens para além dos seus muros”, pontuou.

Para a professora e coordenadora de Apoio de Programas e Projetos educacionais, Elba Aparecida, colaborar com projetos e ações como essa traz uma ótima energia para a escola. “Ver os estudantes sendo autônomos, buscando, fazendo e refazendo as suas experiências e apresentando-as de forma tão grandiosa neste dia, traz um sentido diferente para todos os envolvidos, de que juntos podemos muito”.

A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Maria Paula Gonzaga, afirma que é muito importante que as escolas organizem atividades como essa. “Esse projeto nos mostrou o quanto podemos ir além dos bancos da escola. Conseguimos produzir tanta coisa, que levaremos essa aprendizagem para a vida, além de conhecer de forma muito bacana a história e geografia do nosso Estado. Foi genial”, destacou.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins