Circuito elétrico é trabalhado com estudantes do AJA em unidade da REE de Corumbá-MS

Mato Grosso do Sul

27.05.2024

A Escola Estadual Dom Bosco, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, promoveu uma experiência “eletrizante” na aula de ciências e desenvolvida no projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul), turma do Bloco Final, que corresponde ao 8º e 9º ano do ensino fundamental, sob orientação da professora Nayara Fernanda.

Os estudantes realizaram um estudo sobre a função, os componentes, a montagem e os tipos de circuitos elétricos. Durante a aula prática, foram protagonistas de sua própria aprendizagem, aplicando os conceitos teóricos em situações práticas na montagem de circuitos simples e mistos utilizando condutores de papel alumínio e fios condutores.

Os discentes não apenas visualizaram, mas também manipularam os componentes, o que possibilitou a compreensão de como os circuitos funcionam na realidade. Além disso, ao experimentarem diferentes tipos de fontes de energia, puderam explorar as variáveis que influenciam o desempenho dos circuitos, promovendo o entendimento dos princípios envolvidos.

No final da atividade, ao preencherem um relatório sobre a aula prática, os estudantes recapitularam o que aprenderam, refletindo sobre suas experiências, consolidando seu aprendizado.

O Projeto AJA-MS, ofertado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), tem como objetivo atender estudantes que estão com dois ou mais anos em atraso escolar. Na etapa do Ensino Fundamental, a faixa etária dos estudantes atendidos está entre 14 e 17, e no Ensino Médio com o Projeto AJA-MS Novos Percursos, 17 a 21 anos.

O desenvolvimento de atividades com essa abordagem torna o aprendizado envolvente e significativo e, também ajuda a atender às necessidades individuais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo.

 

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar