Rio de Janeiro
25.08.2015Cinco alunos da rede estadual de ensino representarão o Rio de Janeiro durante o Parlamento Jovem Brasileiro, de 21 a 25 de setembro, na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília. Ao todo, o estado contará com sete jovens parlamentares que se juntarão aos 71 representantes das outras unidades federativas.
Vitória Karoline dos Santos, Paloma Fernandes Cardoso, Lucas da Silva Souza, Letícia Mariana de Santana e Lucas Ventura da Silva, alunos dos Colégios Estaduais Erich Walter Heine (Santa Cruz) e Maurício de Abreu (Sapucaia), participarão de uma jornada parlamentar, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens uma reflexão crítica, além da representação política por meio da vivência do processo democrático.
Para a coordenadora estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Cirlene Fernandes, a experiência dos alunos fortalece a formação de cidadãos.
- Os estudantes terão a chance de conhecer o Congresso Nacional, o trabalho dos parlamentares, conviver com jovens de todo o país e refletir sobre a realidade nacional. Tudo isso contribuirá para o exercício da cidadania com responsabilidade – destaca.
Entre os mais de 400 projetos de lei inscritos por alunos de escolas públicas e privadas, em todo estado, a proposta da estudante Vitória Karoline dos Santos, do CE Erich Walter Heine, recebeu a melhor nota pela Câmara dos Deputados. A aluna, de 16 anos, propôs que todos os estudantes de nível superior do curso de Enfermagem, em instituições brasileiras, tenham como exigência para a conclusão do curso um período de visitas a residências pré-determinadas, com o intuito de oferecer aos moradores um curso de primeiros socorros.
São conhecimentos simples que podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Com esse curso a população saberá como proceder em situações difíceis, até que o atendimento médico chegue. – disse a aluna.
Vitória ressaltou, ainda, a importância da participação dos jovens na política do país.
- Minha escola incentiva os alunos a participar de projetos como o Parlamento Jovem Brasileiro. Os estudantes podem fazer a diferença, mas precisam se envolver, pesquisar, debater assuntos relevantes para o nosso futuro – destacou.
O Parlamento Jovem Brasileiro está em sua 12ª edição e tem como objetivo estimular uma melhor compreensão sobre o Poder Legislativo, a representação política e a cidadania. A iniciativa é voltada para alunos do Ensino Médio ou Técnico de escolas públicas e privadas de todo o país, com idade entre 16 e 22 anos. O número de jovens parlamentares por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.
Recepção na sede
Para tratar dos trâmites que antecedem à posse e apresentar os projetos de lei que representarão o estado, o grupo foi recebido nesta segunda-feira (24/08), na sede da Seeduc, pelo secretário de Estado de Educação, Antonio Vieira Neto, e pela subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco.
- É importante que vocês entendam como funcionam as discussões e o processo legislativo. Essa experiência vai permitir que valorizem ainda mais o voto. Tenho certeza de que vocês terão outra visão do Brasil e da consolidação da democracia. – destacou o secretário.
Além de familiares e professores dos ‘deputados’, também estiveram presentes ao encontro jovens que passaram pela mesma experiência, como parlamentares. Ronan de Jesus, Kauly Luz e Brayan Lima contaram o que mudou em suas vidas após o contato com o Poder Legislativo.
Ronan, por exemplo, teve a oportunidade de conhecer a esfera estadual, como Parlamentar Juvenil, e a esfera federal, como Deputado Jovem. Vivenciar o universo de proposições e votação de projetos fez com que ele tivesse um interesse ainda maior pela política e pelas decisões que são tomadas em prol do país.
Já Kauly e Brayan também levaram a sério o papel desempenhado. Ambos foram parlamentares juvenis e aprenderam não apenas a importância de reivindicar seus direitos, mas de cumprir seus deveres. Atualmente, a dupla atua na Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
Para Lucas Ventura da Silva, a oportunidade de apresentar seu trabalho em Brasília poderá contribuir, ainda mais, para uma educação de qualidade.
- O jovem quer ter voz, criticar e também ser criticado para aprender com o outro. Essa experiência vai nos colocar em contato com pessoas de todos os estados e que pensam diferente de nós. Será uma semana enriquececedora para nossa vida profissional e, principalmente, pessoal.