Mato Grosso do Sul
24.07.2024A CFOR (Coordenadoria de Formação Continuada), realizou entre os dias 8 e 12 de julho o II Ciclo Formativo Integrando Saberes Acadêmicos com Foco na Aprendizagem dos Estudantes da Educação Básica. O evento aconteceu no auditório do Campus II da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.
A formação teve como objetivo promover a troca de experiências entre os professores formadores e os professores universitários, buscando reconhecer e valorizar a integração de saberes como elemento essencial para fortalecer a prática profissional docente.
Durante o ciclo formativo, várias temáticas foram abordadas. No dia 8, as professoras doutoras Suelen Regina Patriarcha Graciolli (UCDB) e Fabiana Andrade de Oliveira (CFOR/SED/MS) abordaram as temáticas, respectivamente: Ensino de Ciências e O desenvolvimento de práticas reflexivas em uma formação continuada voltada à observação do céu.
No segundo dia, a Profa. Dra. Claudia Carreira da Rosa (UFMS) apresentou os desafios do ensino de matemática a partir do tema Modelagem Matemática e o professor reflexivo: alguns encaminhamentos.
O Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos (UFMS), apresentou no terceiro dia a temática Letramento e Ensino de literatura, onde as discussões foram em torno das possibilidades do letramento e ensino de literatura, no contexto escolar.
Já no dia 11, as temáticas abordadas foram Fundamentos de ensino de Língua Portuguesa: Alfabetização e letramento; e Formação, práticas educativas, culturais e digitais, pelas professoras doutoras Liliam Cristina Caldeira (UFMS) e Maria Cristina Lima Paniago (UCDB), respectivamente.
O diálogo das abordagens sobre as diferentes linguagens e o ensino de Geografia: reflexões para a formação docente continuada; e Fundamentos e metodologias de Ensino de História, apresentadas pelas professoras doutoras Renata Barrocas (UEMS) e Maria Aparecida Lima do Santos (UFMS), marcaram o encerramento do ciclo.
Ao final das palestras, foram realizadas mesas-redondas com objetivo de favorecer a interação entre os professores formadores em uma perspectiva interdisciplinar e da integração dos saberes.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo CFOR