Piaui
12.11.2024O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Letícia Macedo, localizado a 564 quilômetros de Teresina, vai realizar sua primeira Feira Literária do Ensino Médio (FLEM) nesta quarta-feira, 13 de setembro, a partir das 18h, na Praça da Juventude, no bairro Ribeirão. Com o evento, o espaço será transformado em um ambiente dedicado à literatura, estimulando o hábito de leitura na comunidade.
A Feira é resultado de ações promovidas pelo Projeto Viagem Literária, criado pela equipe pedagógica da escola para incentivar a leitura entre os alunos. Deste projeto, surgiu o Clube de Leitores, que tem se mostrado um dos grupos mais ativos da escola, reunindo estudantes interessados em explorar o universo dos livros e compartilhar essa experiência com suas famílias e amigos.
Recentemente, cinco alunos do Clube de Leitores foram selecionados para participar da ação “Seduc na Bienal”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com custos totalmente cobertos pelo órgão. Eles participaram da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, onde tiveram a oportunidade de interagir com renomados escritores e vivenciar uma rica diversidade literária. A experiência gerou um impacto positivo, aumentando o interesse pela leitura entre os alunos.
Henriquézia Marques, aluna da 2ª série do Ensino Médio e membro do Clube de Leitores, ressaltou a importância do projeto. “A experiência na Bienal despertou mais interesse pela leitura na nossa escola e incentivou novos alunos a se juntarem ao clube. Isso beneficia não apenas os estudantes, mas toda a comunidade”, comentou.
A professora Jânia Gomes Soares, uma das organizadoras da feira, destacou que o clube facilitou o acesso à leitura. “Criamos espaços de leitura na escola para que todos os alunos pudessem explorar os livros, mesmo sem acesso a eles em casa. Isso gerou engajamento e a ideia de levar a leitura para a comunidade através de uma feira ao ar livre”, afirmou Jânia.
A programação da feira inclui bate-papos literários com a escritora Virgínia Santana, um espaço para poesia, cantinho de leitura, apresentações culturais e o “Starbooks”, um espaço inspirado em cafés literários. O Clube de Leitores terá um estande especial com distribuição de marca-páginas, incentivando a leitura entre todas as idades. O evento contará com a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio que apresentarão estandes temáticos e atrações culturais.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou a iniciativa. “O investimento da Seduc ao levar os estudantes para a Bienal teve como objetivo que eles trouxessem novas histórias e ideias para suas comunidades. A feira literária é uma extensão disso e esperamos que incentive ainda mais o gosto pela leitura”, destacou o Secretário, reafirmando que a Seduc continuará a apoiar ações que fortaleçam o compromisso com a educação e a cultura literária por meio do programa Clube de Leitura Seduc.
“Além de integrar leitura e produção de texto nas aulas de Língua Portuguesa e promover a capacitar professores com novas metodologias, as ações do Clube de Leitura Seduc envolvem a revitalização das bibliotecas e parcerias para oferecer livros digitais para que possamos criar um ambiente de aprendizado mais estimulante. O projeto também contempla a publicação de um edital de fomento, com incentivo financeiro para que as escolas promovam saraus culturais e outros eventos literários e assim possam formar leitores críticos e engajados para o futuro”, explicou o Secretário.