Cerca de 1 mil educadores participam de formação para reestruturação do Ensino Médio Integral

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

31.07.2019

Educadores de 71 escolas estaduais estão reunidos em Belo Horizonte durante esta semana para formação voltada à educação integral do ensino médio. O objetivo é conhecer melhor a proposta pedagógica que foi aperfeiçoada e que tem como centralidade o protagonismo juvenil. A formação reúne cerca de 1 mil educadores.

“A educação integral em Minas Gerais já tinha alguns avanços, mas precisávamos melhorar e essa reestruturação vem para isso. Durante a formação vamos apresentar esses aperfeiçoamentos para que os educadores possam executar a proposta”, destaca o coordenador geral das escolas de ensino médio integral da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), Bruno Rozenberg.

O objetivo é que a partir deste semestre as escolas que fazem parte do Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, do Ministério da Educação, já estejam inseridas na nova proposta pedagógica que tem como foco o projeto de vida do estudante – planejamento do futuro e protagonismo juvenil.

“Estamos mostrando, por exemplo, como o professor vai auxiliar o aluno na construção de seu projeto de vida, como será o pós-médio, que é um conteúdo que vai mostrar para o aluno o mundo de possibilidades além da escola e também o aprofundamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explica Bruno.

Professora há mais de 20 anos, Júlia Tereza Fernandes Menezes ressalta a expectativa em relação à proposta apresentada. “Estamos começando a formação agora, mas pelo que eu vi está muito diferente do que era antes e isso renovou muito minhas esperanças. É uma proposta para que a educação seja significativa para os estudantes em termos de perspectiva de vida. Estou animada”, afirma a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Ângela Teixeira da Silva, em Uberlândia.

O professor da Escola Estadual Walt Disney, em Belo Horizonte, Elísio Martins de Paula, destaca que “é necessário que o jovem possa escolher seu caminho para que sinta cada vez mais vontade de aprender”. Já o professor de língua portuguesa da Escola Estadual Coração Eucarístico, também na capital mineira, Madson Ronnie, pontua que “é importante que o aluno tenha esse sentimento de pertencimento com a escola e que possa fazer suas escolhas”.

A formação é realizada a partir de uma parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), idealizador do Modelo Escola da Escolha, que serviu como base para a reestruturação da proposta pedagógica mineira.

Entre os dias 12 e 15 de agosto uma nova turma de professores que atuam na educação integral do ensino médio também participarão da formação.