Centro Estadual de Tempo Integral do Piauí recebe Caravana da Juventude

Projetos e Premiações

10.09.2019

Nesta terça-feira (10), a Caravana da Juventude Ativa, ação da Diretoria de Políticas Sociais da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), levou uma programação inovadora para o Ceti Raldir Cavalcante. Durante todo o dia, os alunos da escola participaram de 17 atividades, entre oficinas e bate-papos, cujo intuito é trazer cultura, diversidade e discussões próprias do universo juvenil.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, discursou sobre a importância das Políticas Públicas de Juventude, destacando a satisfação da parceria com Seduc. Fez parte da mesa de honra, também, Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Educação.

A caravana ofereceu oficinas de dança popular, de design de sobrancelha, de xadrez, de grafite, iniciação teatral, maquiagem, penteado afro, percussão, rima e poesia. "A gente acredita que é pela educação que temos que chegar a uma sociedade melhor. Por isso que estamos investindo maciçamente nas escolas, para que essas parcerias possam trazer um outro caminho para os estudantes", declarou Ianara Evangelista, diretora de Políticas Sociais.

Ainda durante o evento, aconteceram bate-papos com os temas de prevenção ao uso de drogas, Valorização da vida, Violência contra as mulheres, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre autonomia, direitos e participação das mulheres. Ainda na programação aconteceu uma sessão de cinema com a exibição do filme Juno e posterior debate sobre gravidez na adolescência.

A estudante Isadora Mazero, aluna do 9° ano, aprovou a iniciativa. Ele afirma que as palestras foram muito esclarecedoras e as oficinas sem dúvida foram o ponto alto do evento. "O que foi tratado aqui são assuntos dos quais a gente tem pouco conhecimento e é importante para o mercado de trabalho. Achei muito interessante", disse Isadora, que se inscreveu na palestra com o tema Nosso Direito de Mulher.

A estudante Jamile Nayele, de 16 anos compartilha da mesma opinião. "Eu gostei muito da oficina. As dicas passadas pela instrutora foram muito relevantes", afirmou a aluna do 2º ano que fez o curso de design de sobrancelha.

O gestor da unidade de ensino, Carlos Eduardo Rodrigues, também aprovou o evento itinerante. Para ele, os jovens precisam de mais oportunidades. "São ações como essas que fortalecem nossa juventude. Essa é uma das oportunidade que eles têm de fazer uma qualificação profissional e se inserir no mercado de trabalho", disse.

A Caravana da Juventude Ativa já foi executado em outras cidades, como Esperantina e Jerumenha. Ainda durante o semestre está prevista a chegada da caravana em nove escolas de diferentes zonas de Teresina.