Roraima
29.05.2024Na quarta-feira, 29 de maio, iniciou oficialmente em todos os estados do Brasil, a coleta de dados do Censo Escolar 2024. O Censo é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação com a participação de escolas públicas e privadas.
Em Roraima, a coleta de dados é realizada pela Gaie (Gerência de Avaliações e Informações Educacionais) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Este ano, a equipe da Gaie adotou como slogan “Censo Escolar – Unidos do Caburaí ao Chuí”, em uma singela homenagem ao povo do Rio Grande do Sul que sofre com as fortes enchentes.
“Hoje é considerado o Dia D do Centro Escolar, é a maior coleta de dados da educação brasileira, e nós resolvemos colocar essa homenagem, esse slogan, porque o Brasil inteiro que está fazendo a coleta da matrícula inicial da educação básica, e nada melhor para mostrar o nosso carinho de Roraima para com nossos colegas do Rio Grande do Sul”, explicou Rosalete Saldanha, gerente da Gaie e coordenadora do Censo Escolar em Roraima.
O Censo Escolar é dividido em duas grandes etapas. A primeira delas que começa nesta quarta, 29, é a “Matrícula Inicial”, fase em que são coletadas informações sobre o número de matrículas, quantitativo de escolas, turmas, gestores e profissionais da educação. Esta etapa segue até o dia 31 de julho.
A segunda etapa é a chamada “Situação do Aluno”, que coleta informações sobre o rendimento dos estudantes, ou seja, aprovação e reprovação, e também sobre o movimento (se os alunos foram transferidos, se deixaram de frequentar a escola e falecimentos). Esta etapa específica ocorrerá de 3 de fevereiro a 14 de março de 2025.
Todas as etapas do Censo Escolar constam na Portaria N° 181 de 15 de maio de 2024 publicada pelo Inep e pode ser consultada neste endereço eletrônico.
RORAIMA
As escolas são responsáveis por alimentar o Sistema Educacenso com as informações solicitadas. Porém, nas unidades de ensino que ficam em áreas de difícil acesso e que não possuem internet, a equipe da Gaie vai in loco realizar o registro dos dados. Os primeiros municípios a serem visitados serão Pacaraima, Normandia e Cantá, a partir de segunda-feira, dia 4 de junho.
“Nós estamos iniciando a coleta hoje, o sistema de educação vai estar aberto a partir das 14 horas, e as escolas que alimentam o sistema já podem iniciar colocando seus dados. Aquelas escolas que ficam mais distantes, em áreas do interior, comunidades indígenas, a nossa equipe vai começar ir até lá, nessa primeira semana de junho”, explicou Rosalete.
De acordo com o Censo Escolar 2023, em Roraima existem 371 escolas e um total de 77.687 estudantes matriculados. Na educação escolar indígena são 251 escolas e 18.820 alunos. Já na capital Boa Vista, foram registradas 57 escolas e 52.412 estudantes.
CENSO ESCOLAR
O Censo Escolar é uma importante ferramenta dentro do contexto educacional. É uma pesquisa diagnóstica que apresenta um panorama da educação brasileira. Os dados são coletados em todas as etapas e modalidades de ensino como o Ensino Regular, a Educação Especial, a Educação Profissional e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Também é com base nas informações do censo que são destinados os recursos para a execução de importantes programas federais como serviço de transporte e merenda escolar e livros didáticos além de compor um importante indicador educacional: o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Todas as informações coletadas no censo também são importantes para a elaboração das políticas públicas educacionais.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed