Superdotação
10.08.2021Campo Grande (MS) - O
Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas
Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas
para a Educação Especial (COPESP), comemora o mês alusivo à Superdotação. O Dia Internacional da
Superdotação foi celebrado pela primeira vez em agosto de 2011, no evento World
Conference, promovido pelo World Council for Gifted and Talented Children
(WCGTC), o Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas. Desde
então, diversos eventos foram feitos para celebrar a data e debater esse tema
tão importante e ainda pouco discutido no Brasil.
O Dia Internacional da Superdotação é comemorado no dia 10 de agosto, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui Superdotação. As definições de políticas para o atendimento ao estudante com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) têm como embasamento a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008, p. 9) em que estabelece que os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação são aqueles que “[...]demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse”.
Características
As orientações contidas nos livros didáticos- pedagógicos “A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação” (2007), organizados pelo Ministério da Educação, apresentam uma lista considerável de características, dentre tantas destacam-se: grande curiosidade, perguntas inusitadas, rapidez de pensamento, grande memória, agilidade nas relações de ideias e conceitos, muita criatividade e originalidade nas respostas.
Em fevereiro de 2006, a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, aderiu ao programa Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S, por meio do Decreto de criação nº 12.169, de 23 de outubro de 2006, regulamentado em 03 de abril de 2009, para realizar o atendimento nas três unidades: professor, família e estudantes, com o objetivo de orientar professores da escola comum sobre os recursos pedagógicos utilizados com o estudante; realizar a formação continuada de toda comunidade escolar; apoiar e subsidiar os professores do ensino comum, juntamente com a coordenação pedagógica.
Criação
O CEAM/AHS foi criado por meio do decreto nº 14.786, em 24 de julho de 2017, que reorganiza o NAAH/S, projeto idealizado pela coordenadora de Políticas para a Educação Especial, Professora Adriana Buytendorp, que viu a necessidade da mudança na nomenclatura de Núcleo para Centro, a fim de dar maior abrangência na demanda do Atendimento Educacional Especializado e na avaliação de estudantes com indicadores de AH/SD.
O CEAM/AHS oferece o Atendimento Educacional Especializado aos estudantes matriculados na Educação Básica, identificados com Altas Habilidades ou Superdotação e tem a função de suplementar o currículo, bem como a disponibilização de atividades de “enriquecimento curricular”, com o intuito de ampliar as oportunidades de desenvolvimento e potencializar suas habilidades nas áreas de interesse em contraturno ao ensino comum. O Centro prima pela qualidade no atendimento ao superdotado, considerando as diferenças individuais e encorajando o desenvolvimento de talentos, competências e habilidades para o pleno desenvolvimento de seu potencial.
Atendimento
Nesse diapasão, o Centro realiza Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas áreas específicas do conhecimento, gerando melhoria na qualidade de atendimento prestados a esses estudantes e família, são elas: Matemática, Química, Física, Música, Arte e Criação, Desenho, Artes Visuais, Corpo e Movimento, Linguagem, Ciências da Natureza, Geografia, Filosofia, Robótica e Inglês. O AEE atende 192 estudantes, abrangendo Campo Grande – MS e 22 Municípios do Estado (Coxim, Rio Verde, Bonito, Jardim, Nioaque, Corguinho, Caarapó, Culturama, Deodápolis, Dourados, Itahum, Fátima do Sul, Itaporã, Nova América, Terenos, Aquidauana, Coronel Sapucaia, Antônio João, Ivinhema, Rochedo, Mundo Novo e Bandeirantes).
A proposta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), com altas habilidades ou superdotação, é fundamentada nos princípios filosóficos que embasam a educação escolar inclusiva.
Para dar suporte a esses atendimentos são oferecidos: Acompanhamento Pedagógico, Acompanhamento Psicológico com foco nas competências socioemocionais; Acompanhamento e Orientação à escola; Projeto de Enriquecimento Extracurricular da Educação Básica; Projeto de Triagem para Identificação e Avaliação de Estudantes com Indicadores de Comportamentos de Altas Habilidades ou Superdotação no Período de Suspensão das Aulas Presenciais; Formação Continuada para professores da Educação Básica; Projeto de Orientação Profissional para os Estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio do CEAM/AHS-2020; Grupo de Estudantes; Grupo de Família; Projeto Piloto de Identificação e Atendimento Educacional Especializado para Estudantes dos 5º anos das Escolas Estaduais de Campo Grande - MS com Altas Habilidades ou Superdotação; Podcast - “A voz da Família”; Projeto Talentos do CEAM/AHS - “Entre Olhares”; Programas de Iniciação Científica (PIBIC-JR) em Parcerias com Acordo de Cooperação Firmados com Instituições Comunitárias, Confessionais ou Filantrópicas sem Fins Lucrativos, conveniadas com o Poder Público e Privado; e Culminância de Projetos do AEE em Música e Arte.
Comemoração
A comemoração do Dia Internacional da Superdotação é marcada pela trajetória do reconhecimento da pessoa com Superdotação. A Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), propõe e operacionaliza políticas públicas que garantem o acesso ao reconhecimento e desenvolvimento das potencialidades de todos os estudantes superdotados do Estado.
A Coordenadora de Políticas para a Educação Especial (COPESP), professora Adriana Buytendorp, "congratula a todos os estudantes do Centro nesse mês comemorativo à Superdotação, ressaltando o envolvimento, criatividade, habilidade e o destaque em Olimpíadas nacionais e internacionais nas diversas áreas do conhecimento".
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, “parabeniza a todos os estudantes, materializando essa data com comemorações, para tornar público o nosso reconhecimento aos Superdotados, que tornam nossos dias mais criativos e envolventes”.
O CEAM/AHS está localizado à Av. Tiradentes, 20 – Bairro Amambaí, CEP 79090-000, Telefone: (67) 3314-1244/ (67) 99257-5033, E-mail:ceamahs@sed.ms.gov.br, nas redes sociais, Instagram: @ceam_ahs e Facebook: Ceam/ahs.
Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS